O USO DE PODCAST COM ESTUDANTES COM CEGUEIRA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL E INCLUSIVA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36942/revincluso.v5i1.1047Palavras-chave:
Podcast, Educação inclusiva, Psicologia escolar e educacional, Análise do comportamento, Estudantes com cegueiraResumo
A taxa de analfabetismo em pessoas com deficiência alcança 19,5% em comparação aos 4,1% daquelas sem deficiência. Além disso, 25,6% das pessoas com deficiência conseguem concluir o Ensino Médio, contrastando com a marca de 57,3% para aquelas sem deficiência. Diante deste cenário, o presente estudo tem como objetivo analisar a criação e a publicação do podcast “Sala Inclusiva” como ferramenta de apoio à educação e potencialização do protagonismo de estudantes com cegueira. Realizamos uma pesquisa crítica e dialogada com base no acesso a entrevistas conduzidas com os atores escolares nos episódios publicados do podcast e no relato de experiência vivenciado pelo próprio autor enquanto estagiário de Psicologia, sob o olhar da Análise do Comportamento, em um ambiente escolar dentro do contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERM) na pandemia da COVID-19. Os resultados obtidos indicam diversos aspectos positivos, tais como: a promoção da autonomia e inclusão dos estudantes, o desenvolvimento de habilidades pessoais e o estímulo a comunicação. Foi possível concluir que o uso do podcast é uma estratégia promissora para promover a aprendizagem, inclusão e participação. No entanto, é fundamental que sejam realizados investimentos na formação docente e na estruturação adequada para o desenvolvimento e disseminação eficaz dessa prática educacional.
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