POLÍTICA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL

da gratuidade restrita à acessibilidade universal

Autores

  • Valci Melo Universidade Federal de Alagoas/Professor

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v5i1.1163

Palavras-chave:

Livro didático, Acessibilidade, Desenho Universal, Educação Especial, Inclusão Escolar

Resumo

O estudo analisa o percurso histórico da política nacional do livro didático no Brasil a partir dos conceitos de acessibilidade, desenho universal para a aprendizagem e inclusão escolar. Para tal, faz-se uma revisão bibliográfica e investigação documental à luz do materialismo histórico- dialético, destacando-se as conquistas, contradições e desafios dessa importante política pública educacional. Ao longo do estudo, demonstra-se que, em seus quase 90 anos, a política voltada aos livros escolares passou por vários formatos e governos, os quais, apesar de procurarem imprimir cada um a sua marca, jamais ousaram comprometer o caráter de política pública de Estado que ela vem assumindo desde que foi criada. Por fim, conclui-se que, apesar de suas imperfeições, a política pública nacional do livro didático no Brasil registra avanços tanto nos aspectos quantitativos como qualitativos, saindo de uma política cuja gratuidade inicialmente era restrita a estudantes carentes para um Programa com pretensões de acessibilidade universal.

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Biografia do Autor

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas/Professor

Licenciado em Pedagogia e em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Educação. É docente do CEDU-Ufal, onde lidera o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas: História e Discurso - GPPHeD. 

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Publicado

02-09-2025

Como Citar

Melo, V. (2025). POLÍTICA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL: da gratuidade restrita à acessibilidade universal . Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 5(1). https://doi.org/10.36942/revincluso.v5i1.1163