Impactos da pandemia e os desafios na educação de surdos

Autores

  • Amanda Roberta Raimundo dos Santos Universidade Federal do ABC
  • Kate Mamhy Oliveira Kumada Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.759

Palavras-chave:

Pesquisa bibliográfica; educação dos surdos; Formação docente.

Resumo

Em 2020, a população mundial foi subitamente surpreendida pelos efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus, exigindo das escolas novas dinâmicas e estratégias educacionais sob o ensino remoto. Mediante as indagações conspícuas acerca dos impactos da pandemia e os desafios na educação de surdos, o presente estudo tem como objetivo investigar as estratégias docentes e os desafios na educação de alunos surdos durante as aulas remotas ofertadas no período pandêmico. Guiada pelos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica, o material foi coletado no Google Acadêmico, sendo eleitos como critérios de inclusão a seleção restrita à artigos científicos e as produções envolvendo a temática das estratégias e desafios docentes na educação básica durante o período de ensino remoto adotado na pandemia, com foco na educação de surdos. Os resultados apontaram que os principais desafios mencionados foram: falta de interação e momento para sanar dúvidas entre professores e educandos, ausência de intérpretes de língua de sinais, vulnerabilidade socioeconômica, ausência de um responsável com domínio da Libras e/ou escolaridade para auxiliar nas tarefas em casa, metodologia que não rompe as barreiras, falta de acessibilidade, infraestrutura das escolas e de capacitação dos educadores para lidar com estudantes surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kate Mamhy Oliveira Kumada, Universidade Federal do ABC

Doutora em Educação pela USP, Docente da UFABC

Downloads

Publicado

02-08-2023

Como Citar

Santos, A. R. R. dos, & Kumada, K. M. O. (2023). Impactos da pandemia e os desafios na educação de surdos. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 2(1), 21. https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.759