Impactos da pandemia e os desafios na educação de surdos
DOI:
https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.759Palavras-chave:
Pesquisa bibliográfica; educação dos surdos; Formação docente.Resumo
Em 2020, a população mundial foi subitamente surpreendida pelos efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus, exigindo das escolas novas dinâmicas e estratégias educacionais sob o ensino remoto. Mediante as indagações conspícuas acerca dos impactos da pandemia e os desafios na educação de surdos, o presente estudo tem como objetivo investigar as estratégias docentes e os desafios na educação de alunos surdos durante as aulas remotas ofertadas no período pandêmico. Guiada pelos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica, o material foi coletado no Google Acadêmico, sendo eleitos como critérios de inclusão a seleção restrita à artigos científicos e as produções envolvendo a temática das estratégias e desafios docentes na educação básica durante o período de ensino remoto adotado na pandemia, com foco na educação de surdos. Os resultados apontaram que os principais desafios mencionados foram: falta de interação e momento para sanar dúvidas entre professores e educandos, ausência de intérpretes de língua de sinais, vulnerabilidade socioeconômica, ausência de um responsável com domínio da Libras e/ou escolaridade para auxiliar nas tarefas em casa, metodologia que não rompe as barreiras, falta de acessibilidade, infraestrutura das escolas e de capacitação dos educadores para lidar com estudantes surdos.
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