Mapeamento das estratégias pedagógicas para a educação especial na perspectiva inclusiva no ensino de química

Autores

  • Thalita Ferreira Menegassi de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Kate Mamhy Oliveira Kumada Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.775

Palavras-chave:

Material didático, Ciências naturais, Educação escolar básica

Resumo

Este artigo tem como objetivo mapear as estratégias pedagógicas para a educação especial na perspectiva inclusiva no ensino de química na educação básica. O presente estudo foi realizado por uma revisão sistemática da literatura por meio da coleta de dados nos bancos de dados dos periódicos da Capes, sendo selecionados para leitura e discussão os materiais de 2017 a 2021. Ao todo foram encontrados 12 artigos. Como tendências podemos citar que as estratégias didáticas inclusivas na área de química predominam nas deficiências sensoriais (pessoas com deficiência visual e surdos) com materiais interativos, visuais e áudio, jogos e experimentação abordando conceitos químicos das séries iniciais do ensino médio. Como lacunas podemos destacar que faltam vários grupos do público-alvo da educação especial para serem alcançados por práticas educacionais inclusivas e a ausência de diferentes conteúdos químicos abordados na perspectiva da educação especial e inclusiva.

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Publicado

01-08-2023

Como Citar

Souza, T. F. M. de, & Kumada, K. M. O. (2023). Mapeamento das estratégias pedagógicas para a educação especial na perspectiva inclusiva no ensino de química. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 2(1), 20. https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.775