Mapeamento das estratégias pedagógicas para a educação especial na perspectiva inclusiva no ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.775Palavras-chave:
Material didático, Ciências naturais, Educação escolar básicaResumo
Este artigo tem como objetivo mapear as estratégias pedagógicas para a educação especial na perspectiva inclusiva no ensino de química na educação básica. O presente estudo foi realizado por uma revisão sistemática da literatura por meio da coleta de dados nos bancos de dados dos periódicos da Capes, sendo selecionados para leitura e discussão os materiais de 2017 a 2021. Ao todo foram encontrados 12 artigos. Como tendências podemos citar que as estratégias didáticas inclusivas na área de química predominam nas deficiências sensoriais (pessoas com deficiência visual e surdos) com materiais interativos, visuais e áudio, jogos e experimentação abordando conceitos químicos das séries iniciais do ensino médio. Como lacunas podemos destacar que faltam vários grupos do público-alvo da educação especial para serem alcançados por práticas educacionais inclusivas e a ausência de diferentes conteúdos químicos abordados na perspectiva da educação especial e inclusiva.
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