Análise de aplicativos de realidade aumentada na Educação Matemática para surdos e ouvintes
DOI:
https://doi.org/10.36942/revincluso.v3i2.834Palavras-chave:
Surdez, Educação Inclusiva, Letramento Visual, Revisão SistemáticaResumo
Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2018, indicaram que a maioria dos brasileiros apresenta baixo desempenho na matemática cotidiana, revelando assim uma situação alarmante na educação nacional. Em busca de contribuir com este cenário, observa-se a tendência da valorização de práticas sociais de numeramento e letramento visual (ou pedagogia visual) que se apóiam, respectivamente, no cotidiano e no uso de diferentes recursos imagéticos para a educação matemática, cujo potencial pode ser favorecido também pelas tecnologias digitais. Assim, acredita-se que a Realidade Aumentada (RA) pode beneficiar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes surdos e ouvintes. Com base nessa premissa, a partir de uma revisão sistemática, este artigo teve por objetivo realizar uma análise do uso de aplicativos de RA na educação matemática para surdos e ouvintes. Apesar de nenhum dos recursos encontrados ter sido pensado ou conter acessibilidade para o público surdo, os resultados evidenciaram que há um grande potencial da RA para trabalhar com conteúdos da matemática de maneira dinâmica, interativa e inclusiva com esse alunado. Acreditamos que os achados podem favorecer a produção de materiais didáticos deste segmento, sugerindo maior destaque para a temática.
Downloads
Referências
BAKER, D; STREET, B; TOMLIN, A. Mathematics as social: understandlng relationships between home and school numeracy practices. For the Learning of Mathematics v. 23, n. 3 , 2003. Disponível em: flm-journal.org/Articles/3E1004391B24555BA9D067F0B06D3A.pdf . Acesso em: 26 nov. 2020.
BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução Milton Camargo Mota. 1. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BATISTA, L . S; KUMADA, K. M. O. Análise metodológica sobre as diferentes configurações da pesquisa bibliográfica. Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC), IFSP Itapetininga, v. 8, e021029, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/113. Acesso em: 24 ago. 2023.
BATISTA, L. S; KUMADA, K. M. O; BENITEZ, P. Levantamento de Produções Científicas sobre o uso de Recursos Visuais no Ensino de Matemática para Alunos Surdos. Revista educação artes e inclusão, no prelo.
BATISTA, L. S; KUMADA, K. M; GOMES, V. M. S; BENITEZ, P. Estratégias didáticas para utilização do visual na Educação Matemática de surdos do Ensino Médio. In Anais IX Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2021.
BATISTA, L. S.; NAVARRO, A. M. ; KUMADA, K. M. O. Análise sobre jogos digitais bilíngues para surdos: um caminho para o letramento e a inclusão digital. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 31, p. 353-377, 2023. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2933 Acesso em: 24 ago. 2023.
BRASIL. DECRETO Nº 5.626. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF, 2005. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 11 nov. 2020.
______. LEI Nº 13.005. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm . Acesso em: 11 nov. 2020.
______. Ministério da educação. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Brasil, DF, 2018.
______. Ministério da educação. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). Brasil, DF, 2019. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 01 nov. 2020.
______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Brasil no Pisa 2018. Brasília, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Disponível em https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/relatorio_brasil_no_pisa_2018.pdf. Acesso em: 4 maio. 2021.
BUITRAGO-PULIDO, R. D. Incidencia de la realidad aumentada sobre el estilo cognitivo: caso para el estudio de las matemáticas. Educ. Educ. v. 18, n. 1, p. 27-41, 2015. Disponível em: www.scielo.org.co/pdf/eded/v18n1/v18n1a02.pdf . Acesso em: 28 dez. 2020.
CAMPELLO, A. R. S. Aspectos da visualidade na educação de surdos. 2008. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
CAMPOS, M. L. C; LUZ, H. S; SANTOS, G. F. Uma revisão de estudos sobre o uso de tecnologias digitais educacionais para o ensino aprendizagem da comunidade surda. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.9 , p. 150-165, 2020 . Disponível em: revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2192 . Acesso em: 29 dez. 2020.
CARDOSO, T. COIMBRA, T; MATEUS, A. Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal. Debates em educação, v.10, n. 22, p.271- 283, 2018. Disponível em: www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5457 . Acesso em: 27 dez. 2020.
CARVALHO, J. M. J; LIAO, T. Realidade Aumentada e Interdisciplinaridade: o Uso do Aplicativo LandscapAR no Ensino de Matemática e Geografia. Revista EAD em Foco, v.2, e.1049, p. 1-16, 2020. Disponível em: core.ac.uk/reader/328111480 . Acesso em: 28 ago. 2022.
CARVALHO, D; MANZINI, E. J. Aplicação de um Programa de Ensino de Palavras em Libras Utilizando Tecnologia de Realidade Aumentada. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 23, n. 2, p. 215-232, 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382317000200005.
CERQUEIRA, J. M; CLETO, B; MOURA, J. M; SYLLA, C; FERREIRA, L. Aplicações móveis para o ensino da Matemática com realidade aumentada. In: 5º Encontro sobre jogos e mobile learning, p. 177-187, 2020. Disponível em: www.researchgate.net/profile/Joao_Martinho_Moura/publication/341313880_Aplicacoes_moveis_para_o_ensino_da_Matematica_com_realidade_aumentada/links/5ebfea7a458515626cacb4d8/Aplicacoes-moveis-para-o-ensino-da-Matematica-com-realidade-aumentada.pdf . Acesso em: 27 dez. 2020.
CEVOLANE, L; SANTOS, A. P. T; VINCO, G. F; FAZOLO, L. C; DONATELLI, S. M; CANAL, F. S. Desenvolvimento humano: um esboço da perspectiva de Jean Piaget. Revista Dimensão Acadêmica, v.2, n.1, 2017. Disponível em: multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/09/revista-dimensao-academica-v02-n01-artigo-05.pdf . Acesso em: 23 mar. 2021.
COIMBRA, T; CARDOSO, T; MATEUS, A. Realidade Aumentada em Contextos Educativos: Um Mapeamento de Estudos Nacionais e Internacionais. Educação, Formação & Tecnologias, v.6, n.2, p. 15‐28 2013. Disponível em: dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5021371. Acesso em: 29 dez. 2020
CORDEIRO, A. C. B; SAÉS, M, E, L. Jogos de realidade alternativa para a educação. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana, v.1, n.1 p.1-14. 2014. Disponível em: fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/3 . Acesso em: 12 jan. 2021.
DE SOUZA, L.; KUMADA, K.M.O.; BATISTA, L.S.; POLO, L.; MARÇOLA, T.M.; RAMOS,
M.H.A.Análise de videoaulas de matemática acessíveis para surdos. Educação Matemática Em Revista, n. 27, v. 74, p. 50-72, 2022. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/2701. Acesso em: 10 dez. 2022.
DOURADO, J. B; SANTOS, A. B; SILVA, J. S; SILVA, F. J. M; BORTOLI, A; BEZERRA, A. Desenvolvimento e avaliação de um jogo com tecnologia de RA para auxiliar no ensino de matemática. In: Anais XIV – Proceedings of SBGames, Teresina, PI, p. 846–853, 2015. Disponível em: www.researchgate.net/profile/Adriano_Bezerra/publication/303519091_Desenvolvimento_e_avaliacao_de_um_jogo_com_tecnologia_de_RA_para_auxiliar_no_ensino_de_matematica/links/57e41c5108aee9b409fbfbc0.pdf . Acesso em: 27 dez. 2020.
FROSI, F. O; MARSON, F. Tapamática: Uma aplicação de Realidade Aumentada com Enfoque Educacional para Estudantes das Séries Iniciais. 2020. Disponível em: www.researchgate.net/publication/267369621_Tapamatica_Uma_aplica_ao_de_Realidade_Aumentada_com_Enfoque_Educacional_para_Estudantes_das_Series_Iniciais . Acesso em: 23 ago 2023.
GOMES, A. P. L. et al. GeometriAR: aplicativo educacional com realidade aumentada para auxiliar o ensino de sólidos geométricos. Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 17, nº 1, p. 405-414, 2019. Disponível em: www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/95848/53867 . Acesso em 24 dez. 2020.
KUMADA, K.M.O; FARIAS, G. M. Revisão de literatura sobre o ensino de matemática para surdos. Educação - Revista Científica Do Centro Universitário Claretiano, v. 9, p. 109-133, 2019. Disponível em: https://claretiano.edu.br/revista/educacao/605b39cf83fe107cbc975895. Acesso em: 3 jan. 2023.
KUMADA, K.M.O; SILVA, I.R; SATO, F.H.; CARVALHO, K.V.P. Multimodality and transculturalism in a proposal of a Libras didactic material for hearing people. European Scientific Journal, v. 17, p. 47-62, 2021. Disponível em: https://eujournal.org/index.php/esj/article/view/14462. Acesso em: 3 jan. 2023.
LEFFA, V. J.; IRALA, V. B. O vídeo e a construção da solidariedade na aprendizagem da LE. In: SCHEYERL, D.; SIQUEIRA, S. (Org.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: Edufba, 2012. p. 251-284.
LOPES, L. M. D; VIDOTTO, K. N. S; POZZEBON, E; FERENHOF, H. A. Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: uma revisão sistemática. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.35, e197403, p. 1-33, 2019. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982019000100403&script=sci_arttext&tlng=pt . Acesso em 29 dez. 2020.
MACEDO, A. C; SILVA, J. A; BURIOL, T. M. Usando Smartphone e Realidade aumentada para estudar Geometria espacial. Novas tecnologias na Educação, CINTED-UFRGS, v.14, n.2, p. 1-10, 2016. Disponível em: www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/70688 . Acesso em: 27 dez. 2020.
MARTIN, V. F; GUIMARÃES, M. O. Desafios para o uso de Realidade Virtual e Aumentada de maneira efetiva no ensino. Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação (desafie), p. 100-109, 2012. Disponível em: br-ie.org/pub/index.php/desafie/article/view/2780/2433 . Acesso em: 24 dez. 2020.
MUSSOI, E. M; MOREIRA, J; FALKEMBACH, G. A. M; FLÔRES, M. L. P. Realidade aumentada: possibilidades desta tecnologia. Revista Eletrônica em Gestão e Tecnologia, [S.l.], v. 2, n. 1. 2017. Disponível em: revista.faqi.edu.br/index.php/revista1/article/view/54 . Acesso em: 13 Jan. 2021.
NERY, C. A; BATISTA, C. G. Imagens visuais como recursos pedagógicos na educação de uma adolescente surda: um estudo de caso. Paidéia, v. 14, n. 29, p. 287-299, 2004. Disponível em: www.scielo.br/pdf/paideia/v14n29/05.pdf . Acesso em: 24 nov. 2020.
OLIVEIRA, C. A. Estratégias didáticas de realidade aumentada (ra) no ensino de matemática. In: Anais Simeduc, v.9, 2018. Disponível em: eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9537 . Acesso em 27 dez. 2020.
PALHANO, M. G. O; OLIVEIRA, F; GROSSI, L. A Realidade Aumentada no Ensino de Sólidos Geométricos. In: Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2019, p. 1012-1021, 2019. Disponível em: br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8829 . Acesso em: 24 dez. 2020.
PONTES, H. P; DUARTE, J. B. F. MatLIBRAS Racing: Um jogo educativo para o aprendizado de LIBRAS. Nuevas Ideas en informática Educativa, Santiago, Chile, v. 13, p. 239-248, 2017. Disponível em: www.tise.cl/volumen13/TISE2017/27.pdf . Acesso em: 26 dez. 2020.
RAMOS, A; FARIA, P. M; FARIA, A. Revisão Sistemática de Literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189130424002.pdf. Acesso em: 31 maio 2021.
REILY, L. H. As imagens: O lúdico e o absurdo no ensino de arte para pré-escolares surdos. In: SILVA, I. R.; KAUCHAKJE, S., GESUELI, Z. M. (Orgs.). Cidadania, Surdez e Linguagem: desafios e realidades. São Paulo: Plexus, p. 161-192, 2003.
RODRIGUES, D. Dez ideias (mal) feitas sobre a Educação Inclusiva. In: RODRIGUES, D. (org.) Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva. São Paulo. Summus Editorial, 2006.
RODRIGUES, R. L; SOARES, M; SOUZA, G. G; LACERDA, A; SOUZA, C; GOMES, A. S; ALVES, C. Realidade Aumentada para o Ensino de Geometria Espacial. In: Anais Brazilian Symposium on Computers in Education, [S.l.], 2012. Disponível em: br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1452 . Acesso em: 24 dez. 2020.
SANTOS, J. L. I. O; COUTINHO, M. A; CALIXTO, H. R. S; GOMES, E. M. L. S; SOUZA, F. F. Pedagogia visual na educação de surdos: uso de mapas conceituais como estratégia pedagógica. In: Anais V CEDUCE, Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/49323 . Acesso em: 24 nov. 2020.
SANTOS, L. C. M; SOUZA, A. C. S; SANTOS, T. Aprendendo números em LIBRAS com a tecnologia da realidade aumentada. Workshop on Virtual, Augmented Reality and Games, XII, São Paulo, SP, p.21-24, 2013. Disponível em: www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/workshop/WorkshopVAR-7_Full.pdf .Acesso em: 23 dez. 2020.
SILVA, I.R.; NOGUEIRA, A.S.; HILDEBRAND, H.R.; KUMADA, K.M.O. O uso de jogos eletrônicos no processo ensino-aprendizagem de surdos. In: VALLE, L.E.L.R.; MATTOS, M.J.V.M.; COSTA, J.W. (Orgs.). Educação Digital: a tecnologia a favor da inclusão. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 213-238.
SCHAUN, T. T; ALVES, R. S. Pensamento Matemático Avançado e visualização em Realidade Aumentada. In: Anais XXV Encontro Regional de Estudantes de Matemática 2019, Taquara, RS. v. 1. p. 1-8, 2019a. Disponível em: www2.faccat.br/portal/sites/default/files/66%20CO.pdf .Acesso em: 24 dez. 2020.
______. Um panorama sobre pesquisas em realidade aumentada em matemática. In: Anais Seminário internacional de educação, tecnologia e sociedade: ensino híbrido, 2019b. Disponível em: seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1561 .Acesso em: 28 dez. 2020.
SILVA, S. M; MATOS, G . S; ARAUJO, F. P. O; ARAUJO, J. S. O uso de Realidade Aumentada aplicada às disciplinas de Ciências Exatas no ensino médio brasileiro: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: Anais IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2020, Belém, PA, p. 429-438, 2020. Disponível em: sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/12635/12502 .Acesso em: 12 jan. 2021.
SILVA, D. D. A; COSTA, J. W. A; INGRACIO, P. T. P; OLIVERIRA, W. F. Realidade virtual aumentada aplicada como ferramenta de apoio ao ensino. Revista Tecnologias em Projeção, v. 2, n. 1, p. 11-15, 2011. Disponível em: revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao4/article/view/75 .Acesso em: 26 dez. 2020.
SILVA, R. C. D; VASCONCELOS, C. A. Realidade aumentada como apoio à aprendizagem de poliedros. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 50-71, 2019. Disponível em: revistas.pucsp.br/emd/article/view/41084 .Acesso em: 24 dez. 2020.
SILVA, I.R.; KUMADA, K.M.O; AMADO, B.C. Libras, Português e Ciências para surdos: reflexões necessárias para uma prática escolar bilíngue. In: SILVA, I.R.; SILVA, M.P.M. (Orgs.). Letramento na diversidade: surdos aprendendo a ler/escrever. 1.ed. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2018, v. 1, p. 267-292.
SOUZA, A. C. S; SANTOS, L. C. M; ANJOS, L. H. N. Uma proposta de utilização de realidade aumentada para ensino e aprendizagem de deficientes auditivos. In: Anais V Connepi Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação. Maceió: IFAL. v. 1. p. 1-1, 2010. Disponível em: connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1314/853 .Acesso em: 23 dez. 2020.
VIANA, F. R.; BARRETO, M. C.; GOMES, A. L. L. Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural. Revista de matemática, ensino e cultura, Belém, v.10, n. 20. p. 103-114, 2016. Disponível em: www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/55/. Acesso em: 2 set. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leonardo dos Santos Batista, Profa Dra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem à licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).