O feminismo negro surdo na educação inclusiva

Autores

  • Ailton Paulo de Oliveira Júnior Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Eliana Rosa de Oliveira Santos Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.848

Palavras-chave:

feminismo negro, surdez, educação inclusiva

Resumo

O presente artigo teve como objetivo investigar como o tema gênero, o feminismo negro, tem sido tratado nas pesquisas voltadas à Educação de surdos no Brasil. Realizou-se, para tanto, uma revisão sistemática de literatura, considerando a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e o Google Acadêmico, de textos publicados entre 2016 e 2022, tendo por descritores de busca: “feminismo”, “negro”, “surdo”, “raça” e “gênero”. Identificamos que as pesquisas na área da surdez tendem a considerar apenas os aspectos linguísticos do surdo, mesmo quando se discute a sua identidade. Temas como etnia/raça, gênero, sexualidade e classe social são deixados em segundo plano ou sequer são mencionados. A população surda ainda está caminhando no sentido de ser reconhecida e de ter sua língua respeitada; provavelmente por isso, essas temáticas no âmbito das pesquisas educacionais tenham se revelado ainda pouco discutidas. É preciso considerar, que a comunidade surda não é homogênea, existem interseccionalidades que podem incidir sobre a vida das pessoas que fazem parte dessa população. Tornam-se necessários estudos da sobreposição da surdez-etnia/raça, de gênero e de sexualidade, associadas à Educação Inclusiva, para ressignificar concepções e práticas voltadas para a população surda que por muito tempo foi espoliada e cerceada de seus direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC - UFABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor Associado III do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC ? UFABC (linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem). É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tendo como prioridade a discussão e o estudo de questões relativas à Educação Estatística desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. É coordenador dos seguintes projetos de pesquisa: A utilização da metodologia de resolução de problemas no ensino de Estatística, Probabilidade e Análise Combinatória; O ensino de conteúdos matemáticos na educação básica por meio da Equivalência de Estímulos; e Avaliação das atitudes em relação ao ensino de Estatística e Probabilidade de alunos e professores. As linhas de pesquisa relacionam-se com: concepções e atitudes de professores e alunos em relação ao ensino de Probabilidade e Estatística; Resolução de Problemas, jogos pedagógicos, equivalência de estímulos, tecnologias digitais, livros paradidáticos, análise de livros didáticos e abordagens históricas contribuindo para o ensino de Probabilidade, Estatística e Combinatória. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho de Educação Estatística (GT-12) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Orienta pesquisas a nível de Mestrado e Doutorado associadas à Educação Estatística. Tem publicado suas pesquisas em periódicos e eventos científicos em nível nacional e internacional, em livros e capítulos de livro. Atualmente tem parceria de pesquisa com investigadores do Chile, Colômbia, Espanha e Portugal, contribuindo para a pesquisa em Educação Estatística no Brasil e no mundo. É membro da Rede Latinoamericana de Investigação em Educação Estatística - RELIEE e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Tem contribuído na formação de professores (inicial e continuada) voltada ao ensino de Estatística e Probabilidade no Brasil e América Latina, como exemplo, Costa Rica, Colômbia e Venezuela. Contribui com pareceres em periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Atualmente é coordenador da área de Matemática (Licenciatura em Matemática) para a Residência Pedagógica da Universidade Federal do ABC - UFABC. É membro do Conselho editorial da Editora da UFABC - Área: Educação e Licenciatura.

Eliana Rosa de Oliveira Santos, Universidade Federal do ABC

Possui Graduação em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (2004). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (2012). Especialização em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileira pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (2014). Especialização em Libras: Ensino, Tradução e Interpretação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Federal do ABC(2022). Trabalhou como Educadora Social do Manaem - Obras Sociais e Educacionais, Indaiatuba, SP, (1998-2006). Trabalhou como Coordenadora Pedagógica do PEPE - Programa de Educação Pré-Escolar pela ABIAH - Associação Brasileira de Incentivo e Apoio ao Homem no Rio de Janeiro (2007 - 2011). Viajou para Guiné Bissau e Gâmbia em 2011 para realizar uma Formação de Educadores do PEPE. E atuou como Professora Intérprete de Libras na Escola Municipal Professor Coqueiro (2015 a 2020). Atuou como Tutora EAD na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, no Curso de Letras/Inglês em 2021-2022. Atualmente é mestranda do programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas da Universidade Federal do Maranhão. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Culturas e Decolonialidade (GEPECD) e do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva, GPEEI. E trabalha pela Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, como Professora de Atendimento Educacional Especializado, no Ensino Médio, em Imperatriz.

Downloads

Publicado

13-06-2023

Como Citar

Oliveira Júnior, A. P. de, & Oliveira Santos, E. R. de . (2023). O feminismo negro surdo na educação inclusiva. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 2(1). https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.848