Experiências em escolas e classes bilíngues

Desafios e estratégias na educação de surdos durante a pandemia a partir das percepções dos docentes.

Autores

  • Mayara Vieira dos Santos Universidade Federal do ABC
  • Kate Mamhy Oliveira Kumada Universidade Federal do ABC
  • Adriana Pagaime Fundação Carlos Chagas

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v4i1.991

Palavras-chave:

Educação dos surdos, Educação inclusiva, Educação bilíngue

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar como a pandemia do Covid-19 impactou o cenário da educação de surdos no Brasil, durante os primeiros meses de ensino remoto. A metodologia empregada para realização deste artigo foi uma abordagem mista quantitativa e qualitativa, trabalhando com o recorte de dados de classes e escolas bilíngues advindos de uma pesquisa maior sobre inclusão escolar em tempos de pandemia. Os resultados trouxeram uma análise reflexiva sobre as práticas pedagógicas com estudantes surdos, realizadas durante a pandemia. Com isso é possível concluir que as tecnologias foram e são importantes ferramentas para garantir o direito à educação, tendo amenizado os impactos negativos da suspensão das aulas presenciais para os estudantes surdos no período.

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Publicado

21-06-2024

Como Citar

Vieira dos Santos, M., Oliveira Kumada, K. M., & Pagaime, A. (2024). Experiências em escolas e classes bilíngues: Desafios e estratégias na educação de surdos durante a pandemia a partir das percepções dos docentes. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 4(1), 25–51. https://doi.org/10.36942/revincluso.v4i1.991

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