Audiodescrição
Um recurso para a inclusão de alunos com Deficiência Visual no acesso às figuras geométricas
DOI:
https://doi.org/10.36942/revincluso.v4i1.1006Palavras-chave:
Acessibilidade, audiodescrição, deficiência visualResumo
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional e informacional, que converte informações do signo visual para o verbal, atendendo, prioritariamente, ao público com deficiência visual no processo de construção mental das imagens. Desse modo, a partir do tema audiodescrição, este artigo centra-se em propostas de audiodescrição para figuras geométricas encontradas nas provas do Processo Seletivo do Instituto Federal da Bahia, do ano de 2020. As audiodescrições das figuras geométricas foram feitas com base na Metodologia para Audiodescrição de Imagens Estáticas (MAIE). O objetivo desta pesquisa foi avaliar a eficácia dos parâmetros propostos pela MAIE na compreensão das imagens por pessoas com deficiência visual e, para isso, contamos com a avaliação perceptual-descritiva de um consultor com deficiência visual. Os procedimentos metodológicos percorreram as seguintes etapas: Inicialmente identificou-se a categoria à qual as imagens pertencem, para então definir em que perspectiva e ângulo elas são apresentadas ao observador. Em seguida, foi descrita a maneira como as informações/elementos das formas geométrica devem ser apresentadas no roteiro de audiodescrição. Finalmente, apresentou-se uma proposta de audiodescrição para cada forma geométrica. Evidencia-se que as observações feitas pelo consultor trouxeram orientações de grande relevância para a construção textual dos roteiros de audiodescrição, porém, elas não questionaram os princípios da MAIE. Assim, conclui-se que as audiodescrições propostas com base nos parâmetros da MAIE produziram roteiros objetivos para as audiodescrições das figuras geométricas, respeitando, por exemplo, a orientação da descrição do geral para o específico e a importância da localização de cada elemento apresentado.
Downloads
Referências
Brasil. (2015). Lei no. 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. Diário Oficial da União, 06 jul. 2015, Brasília, DF: Presidência da República. Acessado em 1 mar. 2017 pela URL: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.
Brasil, Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. (2009). Tecnologia Assistiva.Brasília: Corde.Dondis, D. A. (2007). Sintaxe da linguagem visual. Trad.Jefferson Luiz Camargo. (3.ed.). São Paulo, SP: Martins Fontes.
Franco, E. P. C., Silveira, D. M. M., Carneiro, B. C. S., & Urpia, A. (2013). Audiodescrição para além da visão: um estudo piloto com alunos da APAE. In Araújo, V. L. S., & Aderaldo, M. F. (Org.). Os novos rumos da pesquisa em audiodescrição no Brasil. (p. 201-211). Curitiba: CRV..
Halliday, M. A. K. (1994). An introduction to functional grammar. (2.ed). London: Edward Arnold.
Jewitt, C., & Oyama, R. (2001). Visual meaning: a social semiotic approach. In Van Leeuwen, T., & Jewitt, C. (Ed.). Handbook of visual analysis. (p. 134-156). London: Sage.
Kress, G., & van Leeuwen, T. (2006) Reading images: the Grammar of visual design. London, New York: Routledge.
Kress, G., & van Leeuwen, T. (1996) Reading images: the Grammar of visual design. London, New York: Routledge.
Liebel, V. (2011). Reconstruindo imagens - o método documentário de análise. In Anais do 15 Congresso Brasileiro de Sociologia. Curitiba, Brasil. . Acessado em 10 set. 2024 pela URL:Disponível em: https://portal.sbsociologia.com.br/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=2143&Itemid=171
Novellino, M. O. (2007) Fotografias em livro didático de inglês como língua estrangeira: análise de suas funções e significados (Dissertação de Mestrado). Departamento de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Pontíficia Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Acessado em 22 mar. 2017 pela URL:https://www.maxwell.vrac.pucrio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=10597@1. O‘Toole, M. (1994). The language of displayed Art. Rutherford: Fairleigh Dickinson University Press.
Ifba. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação. (2020a). PROSEL 2020 – Processo Seletivo. Caderno de Questões. Cursos técnicos de nível médio. Modalidade: Integrada. Salvador – BA, IFBA, 2020b. Acessado em 10 set. 2024 pelo URL: https://portal.ifba.edu.br/processoseletivo2020/publicacoes_pdf/INTEGRADA2020_MARCASESANGRIA.pdf.
Ifba. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação. (2020b). PROSEL 2020 – Processo Seletivo. Caderno de Questões. Cursos técnicos de nível médio. Modalidade: Subsequente. Salvador – BA, IFBA, 2020b. Acessado em 10 set. 2024 pelo URL: https://portal.ifba.edu.br/processoseletivo2020/publicacoes_pdf/SUBSEQUENTE2020_MARCASESANGRIA.pdf.
Silveira, D. M. D. (2019). Audiodescrição de Charges e Cartuns no Livro Didático Digital: uma proposta de parâmetros à luz da Gramática do Design Visual (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Deise Monica Medina Silveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem à licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).