Audio description

A resource for including students with visual impairments in accessing geometric figures

Authors

  • Deise Monica Medina Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
  • Felipe Vieira Monteiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Alessandra Santana Soares e Barros Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Henrique Macedo Pereira Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Jamile Ferreira de Pinho Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE)

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v4i1.1006

Keywords:

audio description, Accessibility, visual impairment

Abstract

Audio description is a communication and information accessibility resource that converts information from visual to verbal signs, primarily serving visually impaired audiences in the process of mentally constructing images. Thus, this article focuses on audio description proposals for geometric figures found in the 2020 entrance exams of the Federal Institute of Bahia. The audiodescriptions of the geometric figures were based on the Methodology for Audiodescribing Still Images (MAIE). The aim of this research was to assess the effectiveness of the parameters proposed by MAIE in the comprehension of images by visually impaired people. To do so, we relied on the perceptual-descriptive evaluation of a visually impaired consultant. Initially, the category to which the images belong was identified, in order to then define the perspective and angle from which they are presented to the viewer. Next, the way in which the information/elements of the geometric shapes should be presented inthe audio description script was described.Finally, an audio description proposal was presented for each geometric shape. It is clear that the observations made by the consultant provided very important guidelines for the textual construction of the audio description scripts, but they did not question the principles of the MAIE. Thus, we conclude that the audio descriptions proposed based on the parameters of the MAIE produced objective scripts for the audio descriptions of the geometric figures, respecting, for example, the orientation of the description from the general to the specific and the importance of the location of each element presented.

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Author Biographies

Felipe Vieira Monteiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Felipe Vieira Monteiro é Doutorando em educação pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro-RJ). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em periferias urbanas pela FEBF (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense) UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro-RJ). Formado em tecnologia em processamento de dados pela UBM (Universidade de Barra Mansa-RJ), bacharelado em piano pelo CBM (Conservatório Brasileiro de Música-RJ), Licenciatura em educação artística com habilitação em música pelo (Conservatório Brasileiro de Música-RJ) e pedagogia pela Universidade Castelo Branco em Curitiba-PR. Especialista em Tradução audiovisual acessível: Audiodescrição pela UECE (Universidade Estadual do Ceará-CE), especialista em Acessibilidade cultural pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro-RJ), Aperfeiçoamento em Audiodescrição na escola pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora-MG), aperfeiçoamento em tecnologias digitais aplicadas à educação pelo IFES, Instituto Federal do Espírito Santo (ES) e aperfeiçoamento em "Introdução às Tecnologias Educacionais Digitais aplicadas à Deficiência Visual", pelo IBC, Instituto Benjamim Constant (RJ). Professor de piano, teclado, flauta doce, teoria musical, musicalização infantil e harmonia funcional há mais de 30 anos. Autor de 05 livros nas temáticas música, pessoa com deficiência visual, acessibilidade e audiodescrição. Prestou consultoria para filmes como O Auto da Compadecida, Bye Bye Brasil, Bacurau, Greta entre outros. Atua como consultor em acessibilidade cultural e como consultor em audiodescrição no Museu da Vida - Fiocruz - RJ. Atualmente é consultor para Concertos da OSESP, Orquestra sinfônica do estado de São Paulo, na sala São Paulo e na Associação Santa Marcelina de Cultura em São Paulo. Palestrante sobre as temáticas: Pessoa com deficiência visual, acessibilidade e audiodescrição. Frequentador assíduo a equipamentos culturais, principalmente com recursos de acessibilidade.

Alessandra Santana Soares e Barros, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Alessandra Santana Soares e Barros é Professora Titular na Universidade Federal da Bahia. Bióloga de formação, especialista em Bioética, sanitarista e antropóloga. Possui experiência com o ensino de Biologia para o nível médio e com o ensino de Educação Especial para cursos de Pedagogia e cursos de Licenciaturas. Coordenou o Serviço de Escolarização Pediátrica (Classe Hospitalar) do HUPES - Hospital das Clínicas da UFBA, de 2007 a 2015. Durante esse período fez parte de uma rede de colaboração internacional, H.O.P.E Hospital Organisation for Pedagogues in Europe, a partir de onde compartilhou seu expertise prático e teórico, na forma de conferências e palestras, apresentadas em diversos países da América Latina e da Europa. Foi Vice-Coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE / UFBA, na Gestão de 2017 a 2019. Seus interesses de investigação estão localizados na História da Educação Especial, na Antropologia da Doença, nos Estudos Sociais da Deficiência (Disability Studies) e na Epistemologia da Saúde. Suas pesquisas são ancoradas na Análise do Discurso, nas descrições etnográficas e nos estudos de Representação Simbólica. Os sujeitos e contextos com os quais acumula mais experiência de pesquisa estão relacionados às formas de deficiência secundárias às Anomalias Congênitas, que cursam com morbidades complexas e comprometimentos neurológicos severos como a Síndrome do Zika-Vírus. O material empírico preferencial sob o qual Alessandra se debruça são fontes documentais diversas, como cartilhas didáticas, artigos acadêmicos, livros infantis, filmes e documentários, narrativas biográficas, anúncios publicitários, reportagens de jornais, prontuários médicos, projetos de lei e registros históricos variados. É colaboradora do Consórcio internacional History of Evolution and Heredity in Brazil, filiado à FIOCRUZ Rio de Janeiro, a partir de onde pesquisa o papel das entidades brasileiras de assistência à Síndrome de Down na história da Genética como campo científico no Brasil.

Henrique Macedo Pereira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduando do curso de Engenharia Civil na Universidade Federal da Bahia, Técnico em Edificações pelo Instituto Federal da Bahia - Campus Salvador. Durante o curso técnico participou como colaborador externo no projeto de extensão BIM Delas: Capacitação de Mulheres no uso de ferramentas BIM, atuou como bolsista no projeto de pesquisa Audiodescrição no PROSEL 2020, iniciado em agosto de 2020. Foi bolsista no projeto de extensão Introdução à Audiodescrição de Imagens Estáticas de dezembro de 2019 a junho de 2020, e atuou como voluntário no projeto de extensão Reciclagem em Papel no Ambiente Escolar, de dezembro de 2019 a abril de 2020. Durante a graduação participou do Laboratório de práticas em BIM da Universidade Federal da Bahia entre os anos de 2022 e 2023 e foi monitor da disciplina de Desenho Técnico II-A (ARQ134) em 2023. Atualmente faz parte da Equipe de competição e pesquisa Concreto UFBA.

Jamile Ferreira de Pinho, Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE)

Publicitária em formação pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) e atualmente estagiária no Grupo Boticário atuando em comunicação interna na área de remuneração. Também já foi estagiária de comunicação na Clínica Holos, onde trabalhou em diversas frentes de comunicação interna e estratégias de endomarketing, criação de conteúdo e produção de eventos. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), concluiu o ensino médio integrado à formação técnica em edificações (2021) e foi bolsista no programa de extensão de Introdução à Audiodescrição de Imagens Estáticas, durante o período de 12/2019 à 06/2020.

References

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Published

2025-01-28

How to Cite

Medina Silveira, D. M., Vieira Monteiro, F., Soares e Barros, A. S., Macedo Pereira, H., & Ferreira de Pinho, J. (2025). Audio description: A resource for including students with visual impairments in accessing geometric figures. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade, 5(1), 1–24. https://doi.org/10.36942/revincluso.v4i1.1006