Práticas pedagógicas nas aulas de Ciência e Biologia para educandos Público Alvo da Educação Especial: revisão sistemática

Autores/as

  • Thaiza Ferreira Menegassi de Souza Universidade Federal do ABC
  • Vanessa Cristina Paulino Universidade Federal São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v4i1.779

Palabras clave:

Biologia, Ciências, Público Alvo da Educação Especial, Práticas Pedagógicas, Educação Especial

Resumen

O ensino de Ciências e Biologia está sempre atrelado à educação científica, uma vez que há a necessidade de relacionar os assuntos teóricos com o dia-a-dia dos estudantes. Tal processo de ensino e aprendizagem apresenta diversas dificuldades tanto por parte dos alunos quanto dos docentes, sobretudo quando se considera as particularidades dos educandos pertencentes ao Público Alvo da Educação Especial (PAEE). Desta forma, pensar nos alunos e em diferentes estratégias de aprendizagem contribui para uma aprendizagem efetiva e igualitária a todos. O objetivo deste estudo foi responder a seguinte questão: quais as principais práticas pedagógicas aplicadas em turmas da rede regular de ensino com alunos PAEE nas aulas de Ciências e Biologia? E como elas são efetivas quando aplicadas na rotina escolar? Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura fundamentada na inserção de práticas pedagógicas nas aulas regulares de Ciências e Biologia no âmbito escolar, focada nos alunos pertencentes ao PAEE. Dos resultados encontrados (60), apenas seis trabalhos se enquadraram dentro dos critérios estabelecidos, possibilitando a nós responder a questão da pesquisa. Dentre os achados foi observado que a adaptação, utilização de recursos acessíveis e a integração com o AEE podem oferecer uma nova oportunidade de aprendizagem aos alunos PAEE. Consideramos que o processo de ensino e aprendizagem ainda encontra lacunas, pensando nos conteúdos específicos da área em questão, porém tem sido proveitoso para a formação pessoal dos discentes. Com isso, novas pesquisas podem ser realizadas visando a aplicação e aprimoramento de recursos que contribuam para a formação pessoal, social e profissional dos alunos PAEE, e para a formação profissional do professor da área de Ciências e Biologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação (2017). Diário Oficial da União: Seção 1, 22/12/2017, p. 41 a 44. Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação. Acessado em 09 de janeiro de 2022 pelo URL: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Bondioli, A. C. V.; Vianna, S. C. G.; Salgado, M. H. V. (2018). Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de ciências: práticas pedagógicas e autonomia discente. Revista Caleidoscópio, 10 (1), 23-26. Acessado em 09 de janeiro de 2022 pelo URL: https://ojs.eniac.com.br/index.php/Anais/article/view/569/639

Brasil (2008). Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Ministério da Educação. Acessado em 09 de janeiro de 2022 pelo URL: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf

Costa, A. B.; Zoltowski, A. P. C. (2014). Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: Koller, S. H.; Couto, M. C. P.; Hohendorff, J. V. Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 do Congresso Nacional (1988). Diário Oficial da União: Seção 1, 5/10/1988. Planalto. Acessado em 09 de janeiro de 2022 pelo URL: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Da Silva, R. I.; Goudinho, L. S.; Ribeiro, A. A. F.; Vasconcelos, J. P. S.; Pinto, S. C. C. S.; Braz, R. M.M. (2021). Videoaulas acessíveis sobre a temática água como recurso didático-pedagógico para promoção da Educação Científica. Revista Iberoamericana de Educación, 87 (1): 95-113. Acessado em 28 de maio de 2022 pelo URL: https://www.researchgate.net/publication/354474649_Videoaulas_acessiveis_sobre_a_tematica_agua_como_recurso_didatico-pedagogico_para_promocao_da_Educacao_Cientifica

Da Silva, S. C. R.; Himazaki, E. M.; Menegassi, R. J.; Mamcasz-Viginheski, L. V. (2017). A formação de conceitos em Ciências Naturais por alunos com deficiência intelectual. Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, 1203-1208. Acessado em 28 de maio de 2022 pelo URL: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/336205/426995

De Abreu, C. P. C.; De Souza, H. S.; Faria. M. J. C.; Rabelo, L. C. C.; Soares, N. N. (2019). Ensino de biologia para alunos surdos de uma escola pública: desafios na prática docente e da formação continuada. Revista Prática Docente, 4 (2): 697-712. Acessado em 28 de maio de 2022 pelo URL: https://www.researchgate.net/publication/338848199_ENSINO_DE_BIOLOGIA_PARA_ALUNOS_SURDOS_DE_UMA_ESCOLA_PUBLICA_DESAFIOS_NA_PRATICA_DOCENTE_E_DA_FORMACAO_CO

De Oliveira, J. F.; Ferraz, D. P. A. (2021). Ensino de Ciências ao Aluno Surdo: Um Estudo de Caso sobre a Sala Regular, o Atendimento Educacional Especializado e o Intérprete Educacional. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 21: p: 1-23. Acessado em 28 de maio de 2022 pelo URL:https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/22873

Franco, M. A. do R. S. (2016). Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97 (247), 534-551. Scielo. Acessado em 09 de janeiro de 2022 pelo URL: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/abstract/?lang=pt

Gabriel, M. (2013). Educar: A Revolução digital na educação. São Paulo: Saraiva.

Kumada, K. M. O. (2021). Perspectivas históricas e conceituais da educação especial e inclusiva. Kumada, K. M. O.; Souza, M. M.; Pagaime, A. (Orgs.). Fundamentos históricos, filosóficos e pedagógicos da Educação Especial e Inclusiva. São Paulo: UFABC.

Lei n° 9.394 do Ministério da Educação (1996). Diário Oficial da União: Seção 1, 23/12/1996, p. 27833. Planalto. Acessado em 09 de janeiro de 2022 pelo URL: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lemos, S. M. A.; Fernandes, G. P. (2020). Uso do aplicativo “Ciência Inclusiva” com estudantes deficientes visuais de escolas públicas de Juazeiro do Norte – CE. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 15 (1): 50–65. Acessado em 28 de maio de 2022 pelo URL: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12314/8796

Modelski, D.; Azeredo, I.; Giraffa, L. (2018). Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 10 (20): 116-133. Acessado em 09 de janeiro de 2022 pelo URL: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/678

Ribeiro, V. M.; Ferraz, D. P. de A.; Oliveira, J. F.; Lopes, S. M. (2019). O uso das salas de recursos multifuncionais para o ensino de ciências: um estudo sobre inclusão. Research, Society and Development, 8 (6): 01-21. Acessado em 28 de maio de 2022 pelo URL:

https://www.redalyc.org/journal/5606/560662197016/html/

Sebastián-Heredero, E. (2020) Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação Especial. 26 (4): p.733-768. Acessado em 17 de agosto de 2022 pelo URL:

https://www.scielo.br/j/rbee/a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/?lang=pt

Zerbato, A. P. (2021). O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas. Educação e Pesquisa. 47: p. 1-19. Acessado em 17 de agosto de 2022 pelo URL:

https://www.scielo.br/j/ep/a/XrThMT5Hhn6D9CSqcn3HHSM/abstract/?lang=pt

Publicado

2024-11-22

Cómo citar

Ferreira Menegassi de Souza, T., & Cristina Paulino, V. (2024). Práticas pedagógicas nas aulas de Ciência e Biologia para educandos Público Alvo da Educação Especial: revisão sistemática . Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 4(1). https://doi.org/10.36942/revincluso.v4i1.779