A atuação de uma equipe multiprofissional no apoio à inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.36942/revincluso.v1i1.609Palavras-chave:
Educação especial, Educação inclusiva, Equipe multidisciplinar, Consultoria ColaborativaResumo
A equipe multidisciplinar tem sido uma das alternativas para se prover apoio à escolarização dos alunos do público-alvo da Educação Especial em escolas comuns e o
objetivo do presente estudo consistiu em descrever e analisar o serviço de uma equipe dessas que atuava em escolas, e tinha sete profissionais. A metodologia baseada na pesquisa colaborativa, teve um estudo documental, entrevistas individuais e grupos reflexivos. Os resultados contextualizam o histórico de criação e descrevem e analisam a organização do serviço da equipe multiprofissional. As evidências permitiram concluir que há demanda escolar para o trabalho desses especialistas, serviço este que é valorizado pela escola. Entretanto, a expectativa dos educadores continua sendo de prestação de serviços clínicos, tais como avaliação e atendimentos diretos aos alunos. Concluímos que os profissionais não se constituíam enquanto equipe e para que o serviço de uma equipe multiprofissional pudesse contribuir para construir escolas inclusivas, seria necessário desenvolver filosofia comum, pautada no modelo educacional da consultoria colaborativa escolar, e prover desenvolvimento profissional permanente para a manutenção de práticas colaborativas da equipe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem à licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).