A atuação de uma equipe multiprofissional no apoio à inclusão escolar

Autores

  • Márcia Altina Bonfá da Silva
  • Enicéia Gonçalves Mendes UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v1i1.609

Palavras-chave:

Educação especial, Educação inclusiva, Equipe multidisciplinar, Consultoria Colaborativa

Resumo

A equipe multidisciplinar tem sido uma das alternativas para se prover apoio à escolarização dos alunos do público-alvo da Educação Especial em escolas comuns e o
objetivo do presente estudo consistiu em descrever e analisar o serviço de uma equipe dessas que atuava em escolas, e tinha sete profissionais. A metodologia baseada na pesquisa colaborativa, teve um estudo documental, entrevistas individuais e grupos reflexivos. Os resultados contextualizam o histórico de criação e descrevem e analisam a organização do serviço da equipe multiprofissional. As evidências permitiram concluir que há demanda escolar para o trabalho desses especialistas, serviço este que é valorizado pela escola. Entretanto, a expectativa dos educadores continua sendo de prestação de serviços clínicos, tais como avaliação e atendimentos diretos aos alunos. Concluímos que os profissionais não se constituíam enquanto equipe e para que o serviço de uma equipe multiprofissional pudesse contribuir para construir escolas inclusivas, seria necessário desenvolver filosofia comum, pautada no modelo educacional da consultoria colaborativa escolar, e prover desenvolvimento profissional permanente para a manutenção de práticas colaborativas da equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

Altina Bonfá da Silva, M., & Gonçalves Mendes, E. . (2021). A atuação de uma equipe multiprofissional no apoio à inclusão escolar. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 1(1), 33–56. https://doi.org/10.36942/revincluso.v1i1.609