Como transformar prédios em montanhas um estudo da paisagem urbana na fotografia de Nelson Kon a partir da teoria da paisagem de Anne Cauquelin

Conteúdo do artigo principal

Guilherme Guimarães Sebastião

Resumo

No ensaio A Invenção da Paisagem (1990), a filósofa francesa Anne Cauquelin discute a percepção do espaço investigando possíveis relações entre a produção imagética ocidental no gênero “paisagem” e a percepção visual humana, num percurso que problematiza o estatuto da paisagem como análogon da natureza. Para Cauquelin, o advento da paisagem como imagem e como percepção peculiar resulta de um processo de educação da sensibilidade que é articulado em dois movimentos: o entrelaçamento da ação perceptiva com um paradigma imagético culturalmente constituído, especialmente pela pintura renascentista, e o ajuste dos dados sensoriais a tal estrutura cultural. A conclusão de Cauquelin é que perceber a paisagem é, acima de tudo, compô-la. Segundo a autora, a paisagem urbana, aparente contraponto da dobra que produz a paisagem-natureza, ressalta o caráter criativo intrínseco à noção de paisagem, uma vez que nela são utilizados os mesmos recursos de percepção acionados ante o lirismo de um bosque europeu ou a imponência das montanhas. O interesse deste estudo é utilizar as teses apresentadas por Cauquelin para analisar as paisagens urbanas produzidas pelo fotógrafo brasileiro Nelson Kon a fim de tentar responder à seguinte questão: podemos, com a teoria de Cauquelin, compreender quando a paisagem urbana surge para nós, citadinos do século XXI, e em que momento ela se dissipa diante de nossos olhos?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SEBASTIÃO, Guilherme Guimarães. Como transformar prédios em montanhas: um estudo da paisagem urbana na fotografia de Nelson Kon a partir da teoria da paisagem de Anne Cauquelin. ÎANDÉ : Ciências e Humanidades, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 73–87, 2021. DOI: 10.36942/iande.v5i1.219. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/iande/article/view/219. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

CAUQUELIN, Anne. A Invenção da Paisagem. São Paulo : Martins, 2007 [1990].
CHIODETTO, Eder. Nelson Kon, o fotógrafo cronista. Revista Vitruvius, nº 087.06, ano 15, dez. 2014. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/15.087/5369. Acesso em: 13/03/2020).
_______________. (edit.) Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira: Nelson Kon. São Paulo : Ipsis Gráfica e Editora, 2014.
KON, Nelson. Uma fotografia de arquitetura brasileira. [Entrevista concedida a] Eduardo Augusto Costa e Sonia Maria Milani Gouveia. Revista Vitruvius, n.043.02, ano 11, ago. 2010. Disponível em: http://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/11.043/3482?page=3. Acesso em: 13/03/2020).
___________; PERSICHETTI, Simonetta; TRIGO, Thales (org.). Nelson Kon. São Paulo : Editora Senac São Paulo, 2004 (Coleção Senac de Fotografia : 6).
SIMÕES, José Geraldo. Anhangabaú: História e Urbanismo. São Paulo : Editora Imprensa Oficial; Editora Senac São Paulo, 2004.