A Revista Îandé chega ao terceiro número de seu segundo volume. Para uma revista cujo título significa “nós todos”, essa edição não poderia ser mais feliz: recebemos dezenas de submissões espontâneas, que continuam em avaliação e editoração para os próximos números; a quantidade de pareceristas que voluntariamente trabalham na avaliação das submissões cresceu (e esperamos que, a cada edição, mais docentes estejam cadastrados no sistema da revista, garantindo que os artigos sejam examinados por pesquisadores especialistas); a fotografia da capa da revista é de um de nossos alunos de graduação, Rennan Willian da Silva, a quem agradecemos a colaboração; finalmente, os temas dos artigos aqui apresentados refletem a riqueza da interdisciplinaridade, um dos pilares da UFABC. Nós todos da UFABC estamos implicados no tema da melhoria do ensino no Brasil, abordado no artigo de Andressa Regina Vizin, e nas políticas de inclusão e ampliação do acesso universal ao ensino, assuntos pesquisados por Lorena Ismael Fernandes. Coincidindo com a criação do Bacharelado em Biotecnologia na UFABC, o artigo de Rafael Mejias traça o histórico da Bioeconomia no Brasil. A partir de textos de quatro autores clássicos da Filosofia da Ciência, campo fundamental no projeto pedagógico da UFABC, a pesquisa de Pedro Farhat discute alguns pressupostos do conhecimento científico. Lucas de Paula Landin parte de um caso sobre urbanização, para deslindar a relação entre cultura e política. Por fim, este é um número da Iandé que ressalta o que por vezes esquecemos: pesquisamos e escrevemos a partir de um lugar específico do planeta, a América Latina, e é desse lugar que nos falam os trabalhos de Amanda Soares de Melo, Heloísa Cristina Ribeiro e Paulo Henrique Campos Gal. Há futuro à vista quando alunos de graduação enxergam o mundo com tamanha intensidade e amplidão de pensamento. Boa leitura!
Leonardo Freire de Mello e Paula Priscila Braga (Julho/2019)
Publicado: 04.07.2019