As Desigualdades no Acesso ao Ensino de Qualidade no Brasil Uma Perspectiva Histórica

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Resumo

No presente trabalho, buscou-se, através de uma breve revisão bibliográfica, analisar primeiramente as condições históricas e, em seguida, o debate atual acerca da qualidade da educação no Brasil. Num país tão desigual, é importante entender quais fatores influenciam nas decisões e no acesso à educação da população em geral, uma vez que assumimos que é a partir da educação que se desenvolve um país e leva a população a emergir economicamente. Num primeiro momento, é apresentada uma perspectiva histórica sobre a constituição do sistema educacional no país desde a sua fundação até as discussões mais recentes e as principais correntes pedagógicas envolvidas em todo o debate nesse processo. Em seguida, se discorre sobre os debates acerca dos indicadores de qualidade da educação atualmente, seus usos e limites. Por fim, os debates sobre a importância do financiamento e até que ponto esse fator é essencial para se conseguir um ensino de qualidade são explanados.

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As Desigualdades no Acesso ao Ensino de Qualidade no Brasil: Uma Perspectiva Histórica. ÎANDÉ : Ciências e Humanidades, São Bernardo do Campo (SP), v. 2, n. 3, p. 20–30, 2019. DOI: 10.36942/iande.v2i3.97. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/iande/article/view/97. Acesso em: 22 dez. 2024.
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