Îandé publica somente artigos inéditos na área de Ciências e Humanidades escritos por discentes de graduação e supervisionados por um professor Doutor e não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para livros ou outros periódicos do país ou do exterior.

Uma vez enviados, os trabalhos serão objeto de apreciação prévia pelos integrantes da Comissão Editorial. Em seguida, aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais da revista serão devolvidos aos autores, e os demais, encaminhados para a avaliação de pareceristas designados pela Comissão.

Os trabalhos deverão ser enviados por meio do endereço eletrônico Îandé, ou através do site da revista.

O prazo para resposta (aceitação ou recusa) varia conforme a complexidade das avaliações e de eventuais modificações sugeridas e realizadas. As datas de recebimento e aprovação de cada colaboração serão informadas no texto publicado. Cabe à Comissão Editorial definir, a cada número da revista, os critérios para reunir os artigos já aprovados.

Îandé é uma publicação de acesso aberto sob licença CC BY-NC; gratuita e sem taxas para publicação dos textos nos idiomas em que são submetidos pelos (as) autores(as).


Normas editoriais

Diretrizes para a submissão de artigos

Passo 1. Cadastre-se no site da revista  

Passo 2. Antes de iniciar a submissão, confirme se cumpre com as  seguintes condições, que precisam ser informadas no inicio da submissão: 

  •  * O artigo foi escrito por um estudante de graduação ou graduado há menos de um ano
  •  * O artigo foi supervisionado e aprovado por um docente com grau de doutor vinculado a uma instituição de ensino superior
  • * O documento com o manuscrito está em formato Word, espaçamento 1,5 e com fonte de letra Times New Roman com 12 pts e contém numeração de página.
  • * No ato da submissão de um artigo, a identificação do(s) autor(es) e a filiação institucional serão preenchidas em formulário próprio do Sistema e não devem constar do corpo do texto, o qual será enviado para avaliação cega dos pares. Tampouco se aceitam quaisquer outras referências que permitam ao avaliador inferir indiretamente a autoria do trabalho. As informações autorais serão registradas à parte, como metadados, e acessadas apenas pelos editores.
  • * O manuscrito contempla todas as normas de formatação, conforme instruções abaixo.
  • Para não ter atrasos ou recusa na submissão, certifique-se de cumprir com estas normas!

Processo de avaliação pelos pares

Todos artigos submetidos para publicação em Îandé são avaliados primeiramente pela Comissão Editorial. Aqueles que não atendem aos critérios e prioridades editoriais da Revista são devolvidos aos autores, acompanhados de justificativa para sua recusa. Os demais são analisados por pareceristas colaboradores da Revista, em processo duplo-cego. Os avaliadores consultados terão, no mínimo, o título de doutor e pertencerão a instituições científicas diversas. Os nomes dos autores, dos pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo. A revista publica anualmente os nomes de seu corpo de pareceristas ad hoc.

Os aspectos que orientam a avaliação dos originais encaminhados aos pares para análise são: conteúdo teórico e empírico, domínio da literatura científica, atualidade do tema, contribuição para a área de conhecimento específica, originalidade da abordagem, estrutura do texto e qualidade da redação. Os avaliadores poderão recomendar a aceitação integral do texto, indicar recusa ou, ainda, sugerir modificações para nova avaliação. A Comissão Editorial poderá submeter as sugestões de reformulações ao autor e o artigo, já reformulado, retornará aos mesmos avaliadores para um parecer final.


Autoria

Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.

Ao submeter um artigo para publicação em Îandé, o autor concorda com os seguintes termos:

  1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a Revista ÎANDÉ para a primeira edição, sem pagamento.
  2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
  3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original, desde que haja prévia autorização escrita por parte da Revista Îandé. 

Conflitos de interesse e ética de pesquisa

Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar em nota final que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica.


 

Diretrizes para autores para preparação dos artigos

O manuscrito deve ser digitado com espaço 1,5, utilizando-se fonte de letra Times New Roman 12.O manuscrito não pode conter a identificação de nenhum dos autores. Deve ter título (Times New Roman 18), resumo  em português e inglês (Times New Roman 12, espaçamento simples), com as respectivas palavras-chaves (mínimo 3, máximo 5), texto e referências bibliográficas, além de incluir todos os elementos gráficos no corpo do texto. 

Citações: de até duas linhas devem ser transcritas entre aspas ("). Citações de mais de três linhas devem aparecer destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, contendo referência ao autor, ano e página.

Notas de rodapé: são utilizadas para comentários, esclarecimentos ou explanações. Não utilizar para referências (estas devem constar em seção específica).

Referências Bibiográficas: Ao final do artigo as obras devem ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome.

A organização das referências deve obedecer às normas da ABNT, assim como todo o texto