A Revista ÎANDÉ é editada por professoras e professores do Bacharelado em Ciências e Humanidades (BCH) da Universidade Federal do ABC (UFABC), localizada em São Bernardo do Campo, SP, Brasil. Publicada quadrimestralmente, a revista foi lançada na segunda metade de 2017 e está aberta para o recebimento de artigos científicos originais e inéditos produzidos por estudantes de gradução  da UFABC e outras Instituições, desde que orientados por professor(a) com título de Doutor(a), preferencialmente (mas não exclusivamente), no âmbito de Ciências e Humanidades.

ISSN: 2594-973X

v. 7 n. 1 (2023)

Editorial

 

Além de ser um centro de estudo, pesquisa e extensão, a UFABC é um projeto de país que motiva a comunidade acadêmica a viver cada instante do presente como propulsor do futuro do Brasil. Por isso, lançar um número da Iandé no último dia de 2023 assume a carga simbólica de celebração do porvir. Como nos números anteriores, estudantes de universidades federais apresentam nesse número pesquisas com análises críticas e propositivas sobre política, saúde, economia, relações internacionais, acessibilidade e meio-ambiente.

Da UFPel, Michele Negrini, Amanda Freitas Kuhn e Daniel Batista de Jesus da Silva apontam a importância de recursos de acessibilidade em telejornais a partir de estudo de casos durante a pandemia de covid, quando recursos assistivos foram literalmente vitais para manter a população com deficiência auditiva bem informada. Dentre os artigos produzidos por estudantes da UFABC, Isabelle de Almeida Teles discute políticas públicas de atenção à saúde materna, mostrando o impacto positivo de programas públicos na prevenção da mortalidade materna nos últimos 20 anos no Brasil. Tiago Andrade apresenta a bioeconomia como proposta alternativa à economia atual na América Latina, e Isabela Temístocles Gomes analisa a importância do hidrogênio verde no Brasil para a descarbonização climática. Guilherme Zanusso de Barros aborda as injustiças sociais no Brasil a partir da desconstrução de uma cultura da desigualdade historicamente determinada. Com a orientação  da Profa. Ana Tereza Lopes Marra de Sousa, da UFABC,  o aluno da ETEC-SP Diego Almeida Oliveira desenvolveu uma pesquisa de Iniciação Científica  no Ensino Médio, com bolsa do CNPq,  que resultou no artigo “Visões de China  na imprensa brasileira”. Ainda no campo das relações internacionais e impactos na economia, Artur Aleixo Munari Gonçalves analisa políticas de indicação geográfica no contexto do Mercosul e da União Europeia a partir do caso do vinho espumante “champanhe.”

Junto ao brinde a 2023 e à chegada de 2024, a equipe editorial formada pelo idealizador da Iandé, Prof. Leonardo Mello, e por mim dá as boas-vindas aos novos editores que assumem a revista a partir de 2024, Profa. Roberta Peres e Prof. André Pasti. Nos sete anos em que estivemos na editoria, tivemos o prazer de ver a Iandé classificada no Qualis da Capes como revista B3 e receber avisos de impacto das publicações de nossos estudantes em trabalhos publicados em outras revistas acadêmicas. O ano novo vem com a novidade de uma editoria que conta com dois docentes e pesquisadores que somam competência e energia a cada projeto em que se envolvem. 

Pareceristas e autores foram fundamentais para a existência dos dez números publicados desde 2017, e essa constância só foi possível graças à atuação incansável de um colega genuinamente dedicado à construção e preservação do conhecimento, o bibliotecário Hugo Carlos que, para além de suas atribuições como bibliotecário-chefe da UFABC, tem sido desde 2017 a força motriz das engrenagens comunicacionais e informáticas da Iandé. Muito obrigada, Hugo!  

À discente de graduação Carolina Árabe, que nos acompanhou como voluntária na revista por um ano, nosso agradecimento pelo entusiasmo no trabalho. E, às vésperas de sua defesa de doutorado, deixamos aqui um afetuoso agradecimento a Sara Aparecida de Paula, que trabalhou como voluntária na revista durante seu mestrado e doutorado na UFABC. 

 

Feliz 2024!

Paula Braga

Publicado: 02.01.2024

DOI: https://doi.org/10.36942/iande.v7i1.661

Inclusão e acessibilidade em tempos de pandemia

reflexões sobre o telejornalismo

Michele Negrini, Amanda Freitas Kuhn, Daniel Batista de Jesus da Silva

15 - 35

DOI: https://doi.org/10.36942/iande.v7i1.915
DOI: https://doi.org/10.36942/iande.v7i1.896
DOI: https://doi.org/10.36942/iande.v7i1.693

Visões de China na imprensa brasileira

Ana Tereza Lopes Marra de Sousa, Diego Almeida Oliveira

74 - 88

DOI: https://doi.org/10.36942/iande.v7i1.855
DOI: https://doi.org/10.36942/iande.v7i1.732
DOI: https://doi.org/10.36942/iande.v7i1.667
Ver Todas as Edições

A Revista ÎANDÉ é editada por professoras e professores do Bacharelado em Ciências e Humanidades (BCH) da Universidade Federal do ABC (UFABC), localizada em São Bernardo do Campo, SP, Brasil. Publicada quadrimestralmente, a revista foi lançada na segunda metade de 2017 e está aberta para o recebimento de artigos científicos originais e inéditos produzidos por alunas e alunos da UFABC, preferencialmente (mas não exclusivamente), no âmbito da disciplina Práticas em Ciências e Humanidades do referido bacharelado.