A relação entre juventude e álcool e outras drogas uma análise de cartilhas do governo federal sobre o olhar da Psicologia Social

Conteúdo do artigo principal

José Vinicius Ribeiro de Campos

Resumo

Este artigo procura analisar a relação estabelecida socialmente entre juventude e álcool e outras drogas, principalmente nos órgãos e serviços públicos, tomando por referência a metodologia de análise de documentos da Psicologia Social. Para tanto, realizou-se, primeiramente, revisão de literatura a respeito das noções de adolescência e juventude e também de como os serviços de saúde brasileiros lidam com as temáticas de juventude e álcool e outras drogas. A partir disso, levantou-se um total de 15 cartilhas produzidas pelo governo federal entre 2010 e 2021 as quais abordavam ambas as temáticas. Por fim, na discussão e nas considerações finais, destacou-se a tendência a caracterizar a adolescência como uma fase de experimentação e formação de identidade bem como a conservadorização das cartilhas produzidas nos anos mais recentes, as quais tendem a defender a abstinência como única alternativa pública para jovens quando do uso de substâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBEIRO DE CAMPOS, José Vinicius. A relação entre juventude e álcool e outras drogas: uma análise de cartilhas do governo federal sobre o olhar da Psicologia Social. ÎANDÉ : Ciências e Humanidades, São Bernardo do Campo (SP), v. 8, n. 1, p. 098–111, 2024. DOI: 10.36942/iande.v8i1.702. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/iande/article/view/702. Acesso em: 21 jan. 2025.
Seção
Artigos

Referências

ABRAMO, H. W. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 5-6, 1997.

ABRAMO, H. W. O uso das noções de adolescência e juventude no contexto brasileiro. In FREITAS, M. et al. Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005.

CIDADANIA, Ministério da. Como ajudar uma pessoa dependente de drogas. Florianópolis: SEAD/UFSC, 2020.

CIDADANIA, Ministério da. Conhecendo os efeitos do uso de drogas na gestação e as consequências para os bebês. Brasília: Ministério da Cidadania, 2021.

CIDADANIA, Ministério da. 11 perguntas para você conhecer a legislação sobre drogas no Brasil. Florianópolis: SEAD/UFSC, 2020.

CIDADANIA, Ministério da. 12 práticas de como pais e responsáveis podem, no dia a dia, proteger o futuro das crianças e adolescentes em relação ao uso de tabaco, álcool e outras drogas. Florianópolis: SEAD/UFSC, 2020.

CIDADANIA, Ministério da; HUMANOS, Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos. Os riscos do uso da maconha na família, na infância e na juventude. Brasília: Ministério da Cidadania, Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, 2021.

JUSTIÇA, Ministério da. Conversando sobre drogas com jovens: Fé na Prevenção. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2015.

JUSTIÇA, Ministério da. Drogas: cartilha mudando comportamentos. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2011.

JUSTIÇA, Ministério da. Drogas: cartilha para educadores. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2011

JUSTIÇA, Ministério da. Drogas: cartilha para pais de crianças. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2011.

JUSTIÇA, Ministério da. Drogas: cartilha sobre maconha, cocaína e inalantes. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2011.

JUSTIÇA, Ministério da. Drogas: cartilha sobre tabaco. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2011.

JUSTIÇA, Ministério da. Livreto informativo sobre drogas psicotrópicas. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2011.

JUSTIÇA, Ministério da. Legislação e Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2011.

LARANJEIRA, Ronaldo et al. Argumentos contra a legalização da maconha: em busca da racionalidade perdida: uma abordagem baseada em evidências científicas.Brasília: Ministério da Cidadania; Florianópolis: SEAD/UFSC, 2021.

LARANJEIRA, Ronaldo et al. Estratégias para o gerenciamento de casos complexos em dependência química. Brasília: Ministério da Cidadania; Florianópolis: SEAD/UFSC, 2021.

LARANJEIRA, Ronaldo et al. Parar de fumar: um guia de autoajuda. Brasília: Ministério da Cidadania; Florianópolis: SEAD/UFSC, 2021.

LEÓN, O. D. Adolescência e juventude: das noções às abordagens. In FREITAS, M. V. et al. Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005.

MAINIERI, S.; ROMAGNOLI, R. C. Pesquisa-intervenção e cartografia: melindres e meandros metodológicos. Estud. pesqui. psicol.: Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, 2010.

MÉLLO, Ricardo Pimentel. Cuidar? De quem? De quê? A ética que nos conduz. Curitiba: Appris, 2016.

PASSOS, E. et al. Estratégia Cogestiva na Pesquisa e na Clínica em Saúde Mental. Ecos: Estudos Contemporâneos de Subjetividade, v. 3, n. 1, 2013.

REPÚBLICA, Presidência da. Drogas: cartilha álcool e jovens. Brasília: Presidência da República, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2010.

REPÚBLICA, Presidência da. Drogas: cartilha para pais de adolescentes. Brasília: Presidência da República, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2010.

SANTOS, V. B.; MIRANDA, M. Projetos/programas de redução de danos no Brasil: uma revisão de literatura. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, v. 5, n. 1, 2016.

SAÚDE, Ministério da. Álcool e outras drogas: adolescentes e jovens para a prevenção entre pares - saúde e prevenção nas escolas. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

SPINK, P. Análise de Documentos de Domínio Público. In SPINK, M. J. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: Aproximações teóricas e metodológicas. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2013.

SPINK, P. Documentos de domínio público e a produção de informações. In SPINK, M. J. et al. A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2014.

TOMMASI, L. Nem bandidos nem trabalhadores baratos: Trajetórias de jovens da periferia de Natal. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 5, n. 1, 2012.

TOMMASI, L.; VELAZCO, D. O governo dos jovens e as favelas cariocas. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 9, n. 3, 2016.

YSAUI, S.; COSTA-ROSA, A. A Estratégia Atenção Psicossocial: desafio na prática dos novos dispositivos de Saúde Mental. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 32, n. 78/79/80, 2008.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)