Editorial

Um movimento lento e contínuo produz mudanças que só conseguimos identificar quando a nitidez de um novo estado recebe um nome. O céu alaranjado vira o céu escuro em uma passagem por infinitos estados diferentes da luz, mas nomeamos apenas dois deles: entardecer e noite. Da mesma forma, a transfiguração que a universidade pública brasileira produz na sociedade precisa de signos para ser melhor percebida.

É sempre um orgulho perceber que cada edição da Revista Iandé funciona como índice do trabalho contínuo da comunidade da UFABC: quem era estudante virou pesquisador. Os jovens pesquisadores que contribuíram para esta edição estão na nossa universidade há quatro anos, em média. Chegaram, portanto, antes da pandemia que nos afastou dos campi, e comprovam que, a despeito das dificuldades, a UFABC manteve-se firme e constante na formação acadêmica e produção científica.

O resultado das pesquisas aqui apresentadas, da mesma forma, salientam a constância de outros movimentos transformadores em nossa sociedade, a despeito das forças políticas retrógradas dos últimos anos. Cada artigo conceitua estados de resistência que, identificados, passam a nomear a possibilidade de um alvorecer. Misael Dutra revê a literatura sobre bolhas epistêmicas e câmaras de eco nas redes sociais relacionando-as à desinformação e aumento de mortes durante a pandemia. Mariana Lima Araujo Malta registra um novo momento na luta decolonial abordando a restituição aos países de origem de bens culturais usurpados por colonizadores. Isabella Montilha da Silva aponta a falácia do estabelecimento de categorias para deslocados forçados, demonstrando que a distinção entre refugiados e migrantes é um desrespeito aos diretos humanos. José Vinícius Ribeiro Campos une sua pesquisa na UFABC com sua participação em um grupo de estudos da PUC-SP para salientar a relevância de filmes na constituição de uma nova perspectiva sobre a velhice e Heloísa Brandão Monte discute o início de uma transformação na economia mundial a partir de esforços do Banco Central Chinês em alavancar a internacionalização da moeda chinesa, o renminbi.

A clareza da luz nos provê a percepção da chegada de um novo dia. E ele virá também em luminosidade nova na política, na economia, nas possibilidades de pensamento e compreensão da condição humana. A certeza da movimentação advém dos trabalhos que nos avisam que a luz está constante e lentamente mudando.

Agradecemos a todos e todas as pareceristas que se dedicam ao aprimoramento dos artigos submetidos à Iandé, a autores que persistem na escrita de versões cada vez mais bem elaboradas de seus textos, e a colegas que orientam as três principais fontes de artigos publicados na Revista Iandé: Práticas em Ciências e Humanidades, Iniciações Científicas e trabalhos de conclusão de curso.

Aproveitamos para reforçar o convite a docentes e estudantes de doutorado da UFABC para cadastrarem-se como pareceristas da revista em https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/iande.

 

Boa leitura, com nossos votos de um luminoso 2022.

 

Leonardo Freire Mello

Paula Braga

Hugo da Silva Carlos

Sara Aparecida de Paula

 

Publicado: 31.12.2021

DOI: https://doi.org/10.36942/iande.v5i2.467

Saberes intergeracionais no cinema

José Vinicius Ribeiro de Campos, Beltrina da Purificação da Côrte Pereira, Rafaela Ruiz Diniz

24-38

DOI: https://doi.org/10.36942/iande.v5i2.435
DOI: https://doi.org/10.36942/iande.v5i2.111
DOI: https://doi.org/10.36942/iande.v5i2.579
DOI: https://doi.org/10.36942/iande.v5i2.321