A inclusão educacional de pessoas com deficiência nas universidades federais sob a perspectiva da lei 13.409/2016
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A educação inclusiva visa ampliar a participação de todos os estudantes no ensino regular, garantindo o exercício da cidadania. No ensino superior, a Lei 13.409/2016 cria uma reserva de vagas às pessoas com deficiência, advindas de escola pública, nas universidades públicas federais. O presente artigo busca compreender como o acesso impulsionado pela legislação mobiliza políticas e instrumentos de permanência estudantil e quais são os obstáculos encontrados para a efetivação dessa política no meio acadêmico. Além disso, apresenta-se ferramentas que podem auxiliar o processo educacional inclusivo nas universidades, como a Tecnologia Assistiva, e discute-se o papel da universidade na expansão e consolidação das práticas inclusivas. De acordo com os levantamentos bibliográficos realizados, é notório a importância de uma ação afirmativa na promoção da democratização do ensino, porém é observado que o sucesso da política está relacionado a utilização de mecanismos ao longo da trajetória universitária que permitam a inclusão educacional em sua totalidade.
Inclusive education aims to increase the participation of all students in regular education, ensuring the exercise of citizenship. In higher education, Law 13.409/2016 creates a reserve of vacancies for people with disabilities, coming from public schools, in federal public universities. This article tries to understand how the access impelled by the legislation stimulates policies and instruments of student permanence and what are the obstacles found for the accomplishment of this policy in the academic environment. In addition, devices that can aid the inclusive educational process in universities are presented, such as Assistive Technology, and discuss the university's role in expanding and consolidating inclusive practices. According to the specialized literature, the importance of affirmative action in the promotion of the democratization of education is notorious, but it is observed that the success of the policy is related to the use of mechanisms along the university trajectory that allow the educational inclusion in totality.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
BRASIL. Lei nº 12.711, de 2012. Lei Nº 12.711, de 29 de Agosto de 2012. Disponível em:
BRASIL. Lei nº 13.146, de 2016. Lei Nº 13.146, de 6 de Julho de 2015.. Brasília, Disponível em:
BRASIL. Lei nº 13.409, de 2016. Lei Nº 13.409, de 28 de Dezembro de 2016. Disponível em:
BUENO, J. G. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 3. n.5, 7-25, 1999.
CAMARGO, Leticia Ferreto; SOFFA, Marilice Mugnaini; MARKOWICZ, Daniel. Perspectivas sobre a educação inclusiva: um desafio possível. 2017. Disponível em:
CAPELLINI, V. L. M. F.; RODRIGUES, O. M. P. R. Práticas inclusivas: fazendo a diferença. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2014.
DIAS, Sonia Maria Barbosa; DA COSTA, Silvio Luiz. A permanência no ensino superior e as estratégias institucionais de enfrentamento da evasão. Jornal de Políticas Educacionais, v. 9, n. 17/18, 2016.
FACHINETTI, Tamiris Aparecida; CARBONE CARNEIRO, Relma Urel. A Tecnologia Assistiva como facilitadora no processo de inclusão: das políticas públicas a literatura. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [S.l.], p. 1588-1597, dec. 2017. ISSN 1519- 9029. Disponível em:
FERRARI, Marian A. L. Dias; SEKKEL, Marie Claire. Educação inclusiva no ensino superior: um novo desafio. Psicologia: Ciência e Profissão, [s.l.], v. 27, n. 4, p.636-647, dez. 2007. Disponível em:
FERREIRA, Solange Leme. Ingresso, permanência e competência: uma realidade possível para universitários com necessidades educacionais especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, [s.l.], v. 13, n. 1, p.43-60, abr. 2007. Disponível em:
GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. O papel da universidade frente às políticas públicas para educação inclusiva. Revista Benjamin Constant, v. 29, n. 1, p. 3-8, 2004.
GONÇALVES, A. G. Desempenho motor de alunos com paralisia cerebral frente à adaptação de recursos pedagógicos. 2010. 168p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp de Marília.
GRUPO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES DA AÇÃO AFIRMATIVA (GEMAA) (Rio de Janeiro). O que são ações afirmativas? Disponível em:
MASCARO, C. A. A. de C. O atendimento pedagógico na sala de recursos sob o viés do plano educacional individualizado para o aluno com deficiência intelectual: um estudo de caso. 2017. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
MICHELS, L.R.F. A inclusão/exclusão da pessoa portadora de necessidades especiais no contexto universitário. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Portaria Nº 3.284, de 7 de Novembro de 2003. Brasília, Disponível em:
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL (Brasília). Grupo de Trabalho da ONU sobre Afrodescendentes divulga comunicado final sobre visita ao Brasil. 2013. Disponível em:
PLETSCH, Márcia Denise. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisa. Educar em Revista, v. 25, n. 33, p. 143-156, 2008.
SASSAKI, R.K. Inclusão: a universidade e a pessoa com deficiência. Disponível em http: apacsp.com.br/site/interaja/mainUniversidade.htm. Acesso em: 23 mar. 2019.
SILVA, Henrique Márcio et al. A inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: revisão de literatura. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, [s.l.], v. 10, n. 2, p.332-342, dez. 2012. Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). Disponível em:
TOMELIN, Karina Nones et al. Educação inclusiva no ensino superior: desafios e experiências de um núcleo de apoio discente e docente. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 35, n.106, p.94-103,2018. Disponível em: