Entre arte, política e mercado na cidade de São Paulo relatos e vivências
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto apresenta os relatos de jovens estudantes da Universidade sobre suas experiências de visitação em manifestações artísticas realizadas na cidade de São Paulo. São relatos em primeira mão sobre vivências e experiências juvenis na cidade, que testemunham da diversidade de situações e também da singularidade da condição juvenil numa cidade onde existem fronteiras espaciais e simbólicas que raramente são ultrapassadas. À luz do trabalho de alguns autores, especificamente Walter Benjamin e Jacques Rancière, as reflexões abordaram, de forma geral, a relação entre arte, política e mercado.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
DE TOMMASI, Livia; CASTRO, Leandro Dias; PINTOR, Vinicius Defillo; COUTO, VIctor Borges de; REIS, Julia Souza; CUNHA, Gabriel Fernandes da; BARBOSA, Paula Rafaela Ferreira. Entre arte, política e mercado na cidade de São Paulo: relatos e vivências. ÎANDÉ : Ciências e Humanidades, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 69 a 95, 2019. DOI: 10.36942/iande.v3i1.133. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/iande/article/view/133. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Referências
ABRAMO, Helena Wendel (2005). O uso das noções de adolescência e juventude no contexto brasileiro. In: M. V. Freitas, Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação Educativa.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense: 1994. p. 165-196.
Cabaret da Cecília. Disponível em: Acesso em: 08/08/2019.
DELEUZE, G. O que é o ato de criação? Palestra de 1987, republicada em O Belo
autônomo: textos clássicos de estética. Rodrigo Duarte (org.). Belo Horizonte:
Autêntica; Crisálida, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Trad. Vera Casa Nova & Márcia Arbex. Belo Horizonte: Ufmg, 2011.
DOMINGUES, Diana . “A Humanização das Tecnologias pela Arte”. In: DOMINGUES, Diana (Org.). A Arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
LEMOS, André. Anjos interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais, 1997. Disponível em:. Acesso em: 10/10/2019.
MACHADO, Arlindo « Tecnologia e arte contemporânea : como politizar o debate », Revista de Estudios Sociales [En línea], 22 | Diciembre 2005, , Acesso 13 agosto 2019. URL : http://journals.openedition.org/revestudsoc/22781.
MENEZES, Marcos Antônio de. Cabarés: História e Memória. XXVII Simpósio Nacional de História. Natal, RN. 2013. Disponível em: Acesso em: 08/08/2019.
MESQUITA, André Luiz. “Insurgências poéticas. Arte Ativista e Ação Coletiva (1990-200). Universidade de São Paulo, 2008.
MAY, Rollo. A coragem de criar. 11 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.
PUTTI, Alexandre. Um professor de política drag queen? Conheça Rita Von Hunty. Carta Capital, 2019. Disponível em: Acesso em: 08/08/2019
RANCIÉRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. 2. ed. São Paulo, SP: Exo Experimental, 2009.
TOMMASI, Livia (2012). Culturas de periferia: entre o mercado, os dispositivos de gestão e o agir político. Política & Sociedade, v. 12.
______________ Juventude e Cultura. Rio de Janeiro, RJ: Lumen Juris, 2017.
TRASFERETTI, Rodrigo. Hibridismos e inovações tecnologias na música: o álbum-aplicativo biophilia, de björk. 2017. Tese (Doutorado) Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2017. Disponível em:. Acesso em: 12 ago. 2019.
Periodicos:
Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Ópera Rigoletto estreia em julho no Theatro Municipal de São Paulo. 07 de junho de 2019. Acesso em: 10 de agosto 2019. .
Resumo da Ópera. 31 – Verdi, o maior, 10 – Rigoletto, II Trovatore. 21 de junho de 2010. Acesso em: 10 de agosto 2019..
Folha de São Paulo. 'Rigoletto' leva trama de assédio, vingança e poder ao Theatro Municipal de SP. 19 de julho de 2019. Acesso em: 10 de agosto 2019..
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense: 1994. p. 165-196.
Cabaret da Cecília. Disponível em:
DELEUZE, G. O que é o ato de criação? Palestra de 1987, republicada em O Belo
autônomo: textos clássicos de estética. Rodrigo Duarte (org.). Belo Horizonte:
Autêntica; Crisálida, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Trad. Vera Casa Nova & Márcia Arbex. Belo Horizonte: Ufmg, 2011.
DOMINGUES, Diana . “A Humanização das Tecnologias pela Arte”. In: DOMINGUES, Diana (Org.). A Arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
LEMOS, André. Anjos interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais, 1997. Disponível em:
MACHADO, Arlindo « Tecnologia e arte contemporânea : como politizar o debate », Revista de Estudios Sociales [En línea], 22 | Diciembre 2005, , Acesso 13 agosto 2019. URL : http://journals.openedition.org/revestudsoc/22781.
MENEZES, Marcos Antônio de. Cabarés: História e Memória. XXVII Simpósio Nacional de História. Natal, RN. 2013. Disponível em:
MESQUITA, André Luiz. “Insurgências poéticas. Arte Ativista e Ação Coletiva (1990-200). Universidade de São Paulo, 2008.
MAY, Rollo. A coragem de criar. 11 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.
PUTTI, Alexandre. Um professor de política drag queen? Conheça Rita Von Hunty. Carta Capital, 2019. Disponível em:
RANCIÉRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. 2. ed. São Paulo, SP: Exo Experimental, 2009.
TOMMASI, Livia (2012). Culturas de periferia: entre o mercado, os dispositivos de gestão e o agir político. Política & Sociedade, v. 12.
______________ Juventude e Cultura. Rio de Janeiro, RJ: Lumen Juris, 2017.
TRASFERETTI, Rodrigo. Hibridismos e inovações tecnologias na música: o álbum-aplicativo biophilia, de björk. 2017. Tese (Doutorado) Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2017. Disponível em:
Periodicos:
Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Ópera Rigoletto estreia em julho no Theatro Municipal de São Paulo. 07 de junho de 2019. Acesso em: 10 de agosto 2019.
Resumo da Ópera. 31 – Verdi, o maior, 10 – Rigoletto, II Trovatore. 21 de junho de 2010. Acesso em: 10 de agosto 2019.
Folha de São Paulo. 'Rigoletto' leva trama de assédio, vingança e poder ao Theatro Municipal de SP. 19 de julho de 2019. Acesso em: 10 de agosto 2019.