Empresa e Responsabilidade Social: “Cidade dos Sonhos” e a participação na construção de políticas públicas na cidade de São Paulo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Um cenário de imposições econômicas, desigualdades e conflitos, corroboram para o surgimento de uma sociedade civil engajada através de movimentos sociais. Dentro deste contexto, este artigo busca apresentar um novo e importante agente político, que tem atuado no âmbito do setor empresarial, cujo objetivo é o de legitimar o engajamento enquanto “responsabilidade social”, através da filantropia empresarial. Ilustrando esse novo sujeito, encontra-se o “movimento” Cidade dos Sonhos, cujo intuito deste artigo foi o de compreender sua atuação no processo de construção do Programa de Metas da cidade de São Paulo (período de 2017 - 2020), admitindo que atuação, questionável, desses novos “movimentos” representa um terreno fértil para futuras investigações no campo das políticas públicas.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
OLIVEIRA, Francisco – “Do liberalismo à social-democracia: a desprivatização da democracia” – In TEIXEIRA, Ana Claudia - “Os sentidos da democracia e da participação” – São Paulo: Instituto Pólis, 2005.
PAOLI, Maria Célia – “Empresas e responsabilidade social: Os enredamentos da cidadania no Brasil” (Capítulo 08) In SANTOS, Boaventura de S. (Org). “Democratizar a Democracia: Os Caminhos Da Democracia Participativa” – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
SADER, Eder – “Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo, 1970-80” - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 4ª edição 2001.