O Estado da Arte da temática da Educação Ambiental no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental

Conteúdo do artigo principal

Débora de Araújo Bastos
Daniele Saheb

Resumo

Esta pesquisa do tipo estado da arte tem por objetivo analisar a abordagem da Educação Ambiental no ensino de Ciências, no período dos anos finais do Ensino Fundamental, no Brasil, a partir de artigos extraídos das Bases de dados SCIELO e REDALYC, com a seleção entre os anos de 2010 a 2019. Foram encontrados artigos dentro desse assunto, com abordagens distintas do ambiente escolar, sendo usados apenas aqueles dentro do ensino, pois o foco do estudo é compreender como a educação ambiental é praticada no meio escolar. Ao fim foram selecionados 41 artigos, que tratavam do assunto em questão, a Educação Ambiental na prática escolar, para análise final e compreensão do que vem sendo abordado no meio acadêmico dentro da Educação Ambiental, com foco nos anos finais do Ensino Fundamental nas Escolas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BASTOS, Débora de Araújo; SAHEB, Daniele. O Estado da Arte da temática da Educação Ambiental no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. ÎANDÉ : Ciências e Humanidades, São Bernardo do Campo (SP), v. 5, n. 1, p. 18–34, 2021. DOI: 10.36942/iande.v5i1.430. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/iande/article/view/430. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ANDRADE. Daniel Fonseca de. Implementação da Educação Ambiental em Escolas: uma reflexão. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Volume 04, outubro/novembro/dezembro de 2000.

CARVALHO, I. Educação Ambiental a formação do sujeito ecológico. Cortez. São Paulo/SP. 6ª edição. 2012.

Catia Antonia da Silva; Felippe Andrade Rainha. Metodologia de Ensino de Educação Ambiental em Escola Situada na Área Costeira da Baía de Guanabara. Revista da Gestão Costeira Integrada 13(2):181-192 (2013).

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo. Cortez Editora; Brasília. MEC/UNESCO. 2001, 288p.

HERNÁNDEZ, B.; HIDALGO, M. C. Actitudes y creencias hacia el medio ambiente. In: ARAGONÉS, J. I.; AMÉRIGO, M. (Orgs.), Psicologia ambiental. Madrid: Pirâmide, 1998. pp.281- 295.

KRASILCHIK, M. Educação Ambiental na escola brasileira – passado, presente e futuro. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 38, n. 12, p. 1958-1961, 1986.

PIVA, Iriane Cristina. Fundamentos da Educação Ambiental. POSEAD Educação a Distância. Brasília DF. 2008.

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PNEA. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/busca/det_reg.cfm?idr=3861&idm=9%20

RUY, ROSIMARI A. VIVEIRO. A Educação Ambiental na Escola. Revista Eletrônica de Ciências. n. 26, maio de 2004. Disponível em: <http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_26/eduambiental.html>

SATO, M.; CARVALHO, I.; SAUVE, L. Educação Ambiental Pesquisa e Desafios. Artmed. São Paulo/SP. 2005.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

VEGA-PENA, A. O Despertar Ecológico – Edgar Morin e a ecologia complexa. Garamond, Rido de Janeiro/ RJ. 2ª edição - 2005.

Apêndice: Artigos usados no estado da arte (artigos finais)

Ariane Di Tullio; Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter. O potencial formativo dos grupos focais na constituição de educadoras/es ambientais. Ciênc. Educ., Bauru, v. 25, n. 2, p. 411-429, 2019

Aguinel Messias de Lima; Haydée Torres de Oliveira. A (RE) CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE NATUREZA, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS* Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 321-337, 2011

Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto; Edenia Maria Ribeiro do Amaral. ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO NÍVEL FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE ALGUMAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 129-144, 2011

Bassoli, Fernanda; Lopes, José Guilherme S.; Teixeira César, Eloi. Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas Ciência & Educação (Bauru), vol. 23, núm. 4, outubro-dezembro, 2017, pp. 817-834

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil

Batista Gonçalves Rodrigues Torres, Douglas; Shitsuka, Ricardo; Pina da Silva, Agenor; Moreira Shitsuka, Dorlivete; Soares Pereira, Adriana; Boghi, Claudio

Ensino de ciências: um estudo de alinhamento de conteúdos no ensino fundamental Research, Society and Development, vol. 8, núm. 1, 2019

Universidade Federal de Itajubá, Brasil

Carolina Messora Bagnolo. EMPRESARIADO E AMBIENTE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 401-413, 2010

Cristina Teixeira1 Marília Andrade Torales¹. A questão ambiental e a formação de professores para a educação básica: um olhar sobre as licenciaturas Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 3/2014, p. 127-144. Editora UFPR

Coelho, Geide Rosa; de Carvalho Breda, Vitor; de Aguiar Brotto, Thales Renan

Atividades em um centro de ciências: motivos estabelecidos por educadores, suas concepções e articulações com a escola. Educação e Pesquisa, vol. 42, núm. 2, abril-junho, 2016, pp. 525-538 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil

Costa, César Augusto; Frederico Loureiro, Carlos. A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica. Revista Katálysis, vol. 20, núm. 1, enero-abril, 2017, pp. 111-121 Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Dalva Maria Bianchini Bonotto; Angela Semprebone. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO EM VALORES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 131-148, 2010

Daniela Gonçalves de Abreu*, Maria Lúcia A. M. Campos e Márcia B. R. Aguilar EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO (SP): CONCEPÇÕES ORIENTADORAS DA PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA Quim. Nova, Vol. 31, No. 3, 688-693, 2008

Dávila, Eliziane da Silva; Folmer, Vanderlei; Puntel, Robson Luiz. Concepções de professoras de Ciências sobre o ensino de Ciências. Revista Exitus, vol. 7, núm. 2, maio-agosto, 2017, pp. 237-261 Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA

DA SILVA, SHERLY GABRIELA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR: ESTUDANDO TEORIAS E VISUALIZANDO INICIATIVAS REALIZADAS NO COLÉGIO MÓDULO EM JUAZEIRO DO NORTE - CE. Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 6, núm. 3, julio-diciembre, 2015, pp. 16-26 Universidade Federal do Ceará

de Souza Rodrigues, Ana Raquel. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPOS DE TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA: ENTRELAÇANDO SABERES “DISCIPLINADOS”. Ciência & Educação (Bauru), vol. 20, núm. 1, enero-marzo, 2014, pp. 195-206 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

São Paulo, Brasil

Diego Adaylano Monteiro Rodrigues; Raquel Crosara Maia Leite. Para além do espaço verde na escola: análise das concepções sobre educação ambiental vinculadas à proposta da Mostra de Educação Ambiental no Ceará. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 3, p. 643-657, 2017

Djalma Ferreira Pelegrini, Vânia Rúbia Farias Vlach As múltiplas dimenções da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem. Soc. & Nat., Uberlândia, ano 23 n. 2, 187-196, maio/ago. 2011

Freitas, Nívia Magalhães da Silva; Gonçalves, Terezinha Valim Oliver. Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo. Educar em Revista, núm. 68, março-abril, 2018, pp. 199-216 Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná

Kondrat, Hebert; Maciel, Maria Delourdes. Educação ambiental para a escola básica: contribuições para o desenvolvimento da cidadania e da sustentabilidade. Revista Brasileira de Educação, vol. 18, núm. 55, octubre-diciembre, 2013, pp. 825-846 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rio de Janeiro, Brasil

Leirí Valentin; Luiz Carlos Santana. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 387-399, 2010

Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis; Jandira Liria Biscalquini Talamoni; Sonia Silveira Ruiz; Juliana Pereira Neves; Lucas André Teixeira; Luciana Falcon Cassini; Marina Battistetti Festozo; Nadja Janke; Jorge Sobral da Silva Maia; Helena Maria da Silva Santos; Lilian Giacomini Cruz; Regina Helena Munhoz. A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUE FONTES DE INFORMAÇÃO OS PROFESSORES UTILIZAM PARA SUA FORMAÇÃO? Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 2, p. 359-377, 2013

Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis; Luciana Maria Lunardi Campos Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 3/2014, p. 145-162. Editora UFPR

Martins, José Pedro de Azevedo; Schnetzler, Roseli Pacheco. Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciência & Educação (Bauru), vol. 24, núm. 3, julho-setembro, 2018, pp. 581-598

Natália Salan Marpica; Amadeu José Montagnini Logarezzi. UM PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE LIVRO DIDÁTICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 115-130, 2010.

Nathalice Bezerra Cardoso. A contribuição do bibliotecário para a educação ambiental. Nathalice Bezerra Cardoso Perspectivas em Ciência da informação, v.15, n.2, p.140-162, maio. /ago. 2010

Nascimento, Carolina Paulo DO; Anjos, Maylta Brandão dos; Vasconcelos, Sonia Maria Ramos de. PESQUISA-AÇÃO E TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA NA INVESTIGAÇÃO DE PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O AMBIENTE Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), vol. 20, 2018 Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Nunes Borges, Thayná; Miranda Costa, Raíssa; Oliveira, Vivian Aparecida de; Medeiros Gontijo, Hebert. BIOEDUCA: Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental Research, Society and Development, vol. 8, núm. 3, 2019 Universidade Federal de Itajubá, Brasil

Odete Pacubi Baierl Teixeira. A Ciência, a Natureza da Ciência e o Ensino de Ciências Ciênc. Educ., Bauru, v. 25, n. 4, p. 851-854, 2019

Osmarina Maria dos Santos Dantas André Ribeiro de Santana Luiza Nakayama. Teatro de fantoches na formação continuada docente em educação ambiental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 03, p. 711-726, jul./set. 2012.

Raimunda Kelly Silva Gomes; Luiza Nakayama. Educação Ambiental: saberes necessários a práxis educativa docente de uma escola amazônica amapaense. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 66, p. 257-273, out./dez. 2017

Rodrigues, D. G.; Saheb, D A formação continuada do professor de Educação Infantil em Educação Ambiental. Ciênc. Educ., Bauru, v. 25, n. 4, p. 893-909, 2019

Oliveira, Vivian Aparecida de; Albuquerque da Silva, Priscila Caroline

A educação ambiental na sociedade atual: Uma experiência na rede escolar

Research, Society and Development, vol. 8, núm. 4, 2019

Universidade Federal de Itajubá, Brasil

Rodrigues Batista, Kelly; Rolim Tavares, Fernanda Beatryz. Educação Ambiental n o Contexto Escolar: Ressignificando Práticas Research, Society and Development, vol. 8, núm. 1, 2019 Universidade Federal de Itajubá, Brasil

Rodrigues Pereira, Grazielle; Mascarenhas de Paula, Livia; Mascarenhas de Paula, Lilian; Coutinho-Silva, Robson. Formação continuada de professores dos anos iniciais da educação básica: impacto do programa formativo de um museu de ciência a partir do viés crítico-reflexivo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 19, 2017, pp. 1-22 Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Rogério Gonçalves Nigro; Maria Nizete Azevedo. ENSINO DE CIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL 1: PERFIL DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA NUM CONTEXTO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 705-720, 2011

Rogério; Silva Pereira, Raquel; Silva Costa, Esdras. EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE HORTA COMUNITÁRIA: ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SÃO PAULO Revista Científica Hermes, vol. 16, 2016, julho-, pp. 246-270 Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa Brasil.

Rosana Louro Ferreira Silva. LEITURA DE IMAGENS DA MÍDIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educação em Revista | Belo Horizonte | v.26 | n.02 | p.277-298 | ago. 2010

Sérgio Gomes da Silva; Márcia Helena Vargas Manfrinato; Teresa Cristina da Silveira Anacleto. MORCEGOS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 3º E 4º CICLOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 4, p. 859-877, 2013

Simone Sendin Moreira Guimarães; Edson do Carmo Inforsato. A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA E A SUA FORMAÇÃO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM QUESTÃO Simone Sendin Moreira Guimarães1 Š Edson do Carmo Inforsato2 Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 737-754, 2012

Tadeu Motokane, Marcelo. SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 17, 2015, pp. 115-137 Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Valéria Ghisloti Iared; Haydée Torres de Oliveira. CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação em Revista | Belo Horizonte | v.27 | n.02 | p.95-122 | ago. 2011

Xisto Oliveira, Dekarla; Chapani, Daisi Teresinha. A PESQUISA NA FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 19, 2017, pp. 1-19 Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais/MG