COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E ANÁLISE DE ATITUDES SOCIAIS DE AGENTES E ENTORNO

Autores

  • Priscila Benitez Universidade Federal do ABC
  • Elenir Lindaura Silva Universidade Federal do ABC
  • Lucinda A. Leria Universidade Federal do ABC
  • Erika Suzuki Escola Estadual Profa. Inah de Mello
  • Fernanda A. B. de Araujo Universidade Federal do ABC
  • Tamires Fernandes Almeida Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Daphine Juliana Ferrão Escola Estadual Prof. Ascendino Reis
  • Adriana Cavalcante Almeida : Escola Estadual Alfredo Bresser
  • Airton Paulo Oliveira Junior Universidade Federal do ABC
  • Salua Farah Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Mara Silvia Pasian Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v1i1.880

Palavras-chave:

atitudes sociais, métodos de aprendizagem, educação especial, inclusão educacional

Resumo

O trabalho objetivou avaliar as atitudes sociais de diferentes segmentos sociais internos e ao entorno de uma escola pública da região metropolitana do estado de São Paulo para a garantia de um ambiente inclusivo. Foi realizado um curso de extensão estruturado em uma comunidade de aprendizagem, contendo temáticas sobre princípios de aprendizagem e programação de ensino na perspectiva analítico-comportamental, neuroplasticidade, deficiência, transtorno e política educacional inclusiva. Participaram famílias, docentes, auxiliares, profissionais da cozinha e da limpeza, técnicos administrativos e comunidade externa da escola. As atitudes sociais foram analisadas com medidas anteriores e posteriores ao curso de formação. Foram apontados relatos positivos pelos participantes e enfatizada a importância de envolver os  diferentes segmentos da escola, como profissionais de apoio, inspetora, agente de inclusão escolar e auxiliar de limpeza, que relataram serem raramente envolvidas em formações que permitam refletir sobre a inclusão e práticas de manejo comportamental e interação com as professoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA-VERDU, A. C. M.; FERNANDES, M. C.; RODRIGUES, O. M. P. R. A inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais: implementação de práticas inclusivas e aspectos de planejamento educacional. Interação em Psicologia, v.6, n. 2, p. 18 a 27, 2002. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v6i2.3310

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso: 16/08/2022.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 2014. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 16/08/2022.

GABASSA, V. Atuações educativas de êxito em Goiás: práticas curriculares inovadoras para a contemporaneidade. Revista e-curriculum, v. 18, n. 4, p. 1-23, 2020. https://orcid.org/0000-0003-1095-9971

GLAT, R. Desconstruindo Representações Sociais: por uma Cultura de Colaboração para Inclusão Escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, p. 9-20, 2018. https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000400002

MENINO-MENCIA, G. F. Processos de inclusão e exclusão escolar: um estudo em uma escola pública do ensino fundamental I utilizando o “Index para Inclusão”. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Bauru, São Paulo. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/136321. Acesso em: 16 de agosto de 2022.

NONO, M. ; MIZUKAMI, M. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista brasileira de Estudos pedagógicos, v. 83, n. 203-04-05, 2002. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.906

OMOTE, S. A construção de uma escala de atitudes sociais em relação à inclusão: notas preliminares. Revista Brasileira de Educação Especial, 11(1), 33-47, 2005. https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000400003

OMOTE, S. Atitudes sociais em relação à inclusão: recentes avanços em pesquisa. Revista Brasileira de Educação Especial, 24, 21-32, 2018. https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000400003

TORRES, J. P; MENDES, E. G. Atitudes Sociais e Formação Inicial de Professores para a Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, 25, n. 4, p. 765-780, 2019. https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400014

VIEIRA, C. M.; OMOTE, S. Aspectos metodológicos e éticos de uma pesquisa sobre mudança de atitudes sociais de professores e estudantes em relação à inclusão. Revista Reflexão e Ação, 25, n. 3, p. 299-320, 2017. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9727

VIEIRA, C. M.; OMOTE, S. Atitudes Sociais de Professores em Relação à Inclusão: Formação e Mudança. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, p. 43-758, 2021. https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0254

Downloads

Publicado

05-05-2022

Como Citar

Benitez, P., Silva, E. L., Leria, L. A., Suzuki, Érika, de Araujo, F. A. B., Almeida, T. F., … Pasian, M. S. (2022). COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E ANÁLISE DE ATITUDES SOCIAIS DE AGENTES E ENTORNO. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 1(1). https://doi.org/10.36942/revincluso.v1i1.880