COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E ANÁLISE DE ATITUDES SOCIAIS DE AGENTES E ENTORNO
DOI:
https://doi.org/10.36942/revincluso.v1i1.880Palavras-chave:
atitudes sociais, métodos de aprendizagem, educação especial, inclusão educacionalResumo
O trabalho objetivou avaliar as atitudes sociais de diferentes segmentos sociais internos e ao entorno de uma escola pública da região metropolitana do estado de São Paulo para a garantia de um ambiente inclusivo. Foi realizado um curso de extensão estruturado em uma comunidade de aprendizagem, contendo temáticas sobre princípios de aprendizagem e programação de ensino na perspectiva analítico-comportamental, neuroplasticidade, deficiência, transtorno e política educacional inclusiva. Participaram famílias, docentes, auxiliares, profissionais da cozinha e da limpeza, técnicos administrativos e comunidade externa da escola. As atitudes sociais foram analisadas com medidas anteriores e posteriores ao curso de formação. Foram apontados relatos positivos pelos participantes e enfatizada a importância de envolver os diferentes segmentos da escola, como profissionais de apoio, inspetora, agente de inclusão escolar e auxiliar de limpeza, que relataram serem raramente envolvidas em formações que permitam refletir sobre a inclusão e práticas de manejo comportamental e interação com as professoras.
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