Acessibilidade curricular na perspectiva do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA)
DOI:
https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.765Palavras-chave:
Inclusão; Adaptações; CurrículoResumo
O grande desafio do processo de inclusão tem sido garantir aos alunos público-alvo da Educação Especial a formação integral e o acesso ao currículo de base comum com qualidade, sem empobrecimento dos conteúdos. Diante disso, o presente artigo discute questões relacionadas às adaptações individualizadas e ao desenvolvimento de práticas universais que sejam efetivas para todos os alunos. Nesse último caso, o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) tem sido apontado como uma abordagem promissora por considerar a diversidade de estudantes ao propor flexibilidade nos objetivos, métodos, materiais e avaliações, contribuindo para que educadores expandam, de forma significativa, as oportunidades de aprendizagem a todos. O artigo também destaca a importância de uma sistematização do fazer pedagógico para que as práticas sejam ressignificadas e favoreçam o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem significativo. Sendo assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica caracterizada como revisão narrativa, o trabalho busca mostrar que o desafio não é modificar ou adaptar os currículos para alguns de uma maneira especial, mas fazê-lo de maneira eficaz desde o princípio, com práticas universais que considerem as especificidades dos indivíduos e que atendam às necessidades de um maior número de alunos.
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