Escolarização de estudantes surdos e com autismo:

estratégias educacionais mapeadas na literatura

Silvana Monalisa França Salvador

Universidade Federal do ABC

Kate Mamhy Oliveira Kumada

Universidade Federal do ABC

Nivea R. Marsura

Universidade Federal do ABC

Priscila Benitez

Universidade Federal do ABC

DOI: https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.772

Palavras-chave: Surdo, Autismo, Inclusão, Aprendizagem, Educação Especial


Resumo

A maioria dos professores desconhece ou tem dificuldades para conduzir o processo de escolarização junto ao alunado surdo, sendo esse desafio agravado diante da ocorrência do transtorno do espectro autista. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo investigar estudos sobre a escolarização de estudantes surdos e com transtorno do espectro do autismo. Esta pesquisa de cunho bibliográfico se pautou nos procedimentos teórico-metodológicos da abordagem qualitativa guiada pela revisão de literatura, fundamentando-se em fontes secundárias definidas por trabalhos acadêmicos (tais como monografias, dissertações e teses), publicações de trabalhos em eventos, artigos, livros e capítulos de livros. As bases de referência consultadas foram: SciELO, Redalyc, PePSIC, BDTD, e Google Acadêmico. Os resultados recomendam o ensino da Língua Brasileira de Sinais como primeira língua (L1) para o público-alvo e, conforme demanda de apoio individual, o ensino estruturado como estratégia educacional complementar ao processo de escolarização e uso de estratégias didáticas visuais. Recomenda-se urgência de componentes curriculares sobre a temática nos cursos de formação de professoras e demais profissionais envolvidos na Educação Especial.

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