Escolarização de estudantes surdos e com autismo:

estratégias educacionais mapeadas na literatura

Autores

  • Silvana Monalisa França Salvador Universidade Federal do ABC
  • Kate Mamhy Oliveira Kumada Universidade Federal do ABC
  • Nivea R. Marsura Universidade Federal do ABC
  • Priscila Benitez Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.772

Palavras-chave:

Surdo, Autismo, Inclusão, Aprendizagem, Educação Especial

Resumo

A maioria dos professores desconhece ou tem dificuldades para conduzir o processo de escolarização junto ao alunado surdo, sendo esse desafio agravado diante da ocorrência do transtorno do espectro autista. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo investigar estudos sobre a escolarização de estudantes surdos e com transtorno do espectro do autismo. Esta pesquisa de cunho bibliográfico se pautou nos procedimentos teórico-metodológicos da abordagem qualitativa guiada pela revisão de literatura, fundamentando-se em fontes secundárias definidas por trabalhos acadêmicos (tais como monografias, dissertações e teses), publicações de trabalhos em eventos, artigos, livros e capítulos de livros. As bases de referência consultadas foram: SciELO, Redalyc, PePSIC, BDTD, e Google Acadêmico. Os resultados recomendam o ensino da Língua Brasileira de Sinais como primeira língua (L1) para o público-alvo e, conforme demanda de apoio individual, o ensino estruturado como estratégia educacional complementar ao processo de escolarização e uso de estratégias didáticas visuais. Recomenda-se urgência de componentes curriculares sobre a temática nos cursos de formação de professoras e demais profissionais envolvidos na Educação Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

Monalisa França Salvador, S., Mamhy Oliveira Kumada, K., R. Marsura, . N. ., & Benitez, P. . (2023). Escolarização de estudantes surdos e com autismo:: estratégias educacionais mapeadas na literatura. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 2(1). https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.772