Escolarização de estudantes surdos e com autismo:
estratégias educacionais mapeadas na literatura
DOI:
https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.772Palavras-chave:
Surdo, Autismo, Inclusão, Aprendizagem, Educação EspecialResumo
A maioria dos professores desconhece ou tem dificuldades para conduzir o processo de escolarização junto ao alunado surdo, sendo esse desafio agravado diante da ocorrência do transtorno do espectro autista. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo investigar estudos sobre a escolarização de estudantes surdos e com transtorno do espectro do autismo. Esta pesquisa de cunho bibliográfico se pautou nos procedimentos teórico-metodológicos da abordagem qualitativa guiada pela revisão de literatura, fundamentando-se em fontes secundárias definidas por trabalhos acadêmicos (tais como monografias, dissertações e teses), publicações de trabalhos em eventos, artigos, livros e capítulos de livros. As bases de referência consultadas foram: SciELO, Redalyc, PePSIC, BDTD, e Google Acadêmico. Os resultados recomendam o ensino da Língua Brasileira de Sinais como primeira língua (L1) para o público-alvo e, conforme demanda de apoio individual, o ensino estruturado como estratégia educacional complementar ao processo de escolarização e uso de estratégias didáticas visuais. Recomenda-se urgência de componentes curriculares sobre a temática nos cursos de formação de professoras e demais profissionais envolvidos na Educação Especial.
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