Análise de Aplicativos digitais no Treino das Habilidades Comunicativas e Sociais de Crianças com o Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Vânia Maria Carneiro da Silva UFABC- UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
  • Maria Tereza Carthery Goukart Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.846

Palavras-chave:

Palavras-chave: Aplicativos, Habilidades, Desenvolvimento, Autismo.

Resumo

 

Este estudo apresenta uma análise de aplicativos educacionais destinados às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tem como objetivo geral analisar o uso de aplicativos digitais para crianças com Transtorno do Espectro Autista, tais como ABC para Autista, TEO autismo e PictoTEA. Diante disso, como objetivos específicos pretende-se verificar a importância dos aplicativos digitais para pessoas com TEA; Conhecer a funcionalidade dos aplicativos para TEA. O ponto de partida foi analisar três aplicativos digitais, ABC autismo, TEO autismo, PictoTEA, com os requisitos de facilidade de acesso, além de ser gratuitos, estão disponíveis na Plataforma Google Play no idioma português e são compatíveis com o sistema operacional Android. A metodologia para elaboração desse artigo foi por meio de revisão bibliográfica de estudo qualitativo, com autores que corroboram com o tema sobre os aplicativos digitais no Treino das Habilidades Comunicativas e Sociais de Crianças com o Transtorno do Espectro Autista. Por isso, salienta-se a importância do uso dos aplicativos digitais como meio de suporte educacional facilitando a inclusão e ampliando as estratégias de ensino. O uso dos aplicativos digitais serve como apoio visual e estratégias que podem ser usadas ​​para ajudar crianças autistas a melhorar suas habilidades no processamento de informações, compreensão e uso da linguagem e compreensão e interação com seu ambiente físico e social. Com eles, a criança autista pode aprender no seu próprio tempo e de forma prazerosa, a partir das interações com o software, recurso de som, uso de imagens e animações adequadas aos estímulos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aragão, M.C.M, Bottentuit Junior, J, B; Zaquel, L.C.C. (2019) O Uso de Aplicativos para Auxiliar no Desenvolvimento de Crianças com Transtorno do Espectro Autista. Uberlândia. Olhares & Trilhas. Uberlândia |vol.21, n. 1.

Brasil (2020) Congresso Virtual Internacional Desarrollo Económico, social y Empresarial en Iberoamérica. Disponível em: <https://www.eumed.net/actas/20/desarrollo-empresarial/16-a-incluso-de-pessoas-com-transtorno-de-espectro-autista.pdf. Acesso em: 18 nov.2023.

Britto, T. C. P. (2017) GAIA: uma proposta de guia de recomendações de acessibilidade web com foco em aspectos do autismo. 2016. 257 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP.

Campelo, L., Lucena, J., Lima, A. C., Araújo, H., Viana, L.(2009) AUTISMO: um estudo de habilidades comunicativas em crianças. Revisa CEFAC. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/hQg8fHLVFBWCNmZgpNyVz9K/?format=pdf. Acesso em 15 dez.2023.

Cavalcante, J.J.; Fernandes, J.C. (2022).O uso de Aplicativos Móveis como Suporte a Alunos com Deficiência em Ambiente Escolar. Universidade Católica de Pernambuco – ÚNICA. CONEDU(2022). VIII Congresso em Educação. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2022/TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10692_TB2925_01092022224646.pdf. Acesso em 20 nov.2023.

Gaiato, M.; Teixeira, G. (2018). O Reizinho Autista: Guia para lidar com comportamentos difíceis. Cap. 1. p. 13. São Paulo: n Versos.

Gaiato, M. (2018) S.O.S autismo: guia completo para entender o Transtorno do Espectro Autista. São Paulo: nVersos. p.22, 23, 48 e 49).

Golfetto, V. (2020) Inclusão de Pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) no Desenvolvimento das Habilidades Sociais. Universidade Norte do Paraná/UNOPAR.

Kwee, C. S.; Sampaio, T. M. M.; Atherino, C.C.T. (2009) Autismo: Uma Avaliação Transdisciplinar Baseada no Programa TEACCH. Revista CEFAC, Volume 11 Supl. 2 Páginas 217 – 226. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rcefac/a/fsDFTjzx7ZYmsQPvbsH39Vb/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 18 nov.2023.

Lucian, B.O.; Stumpf, A. (2019) Análise de aplicativos destinados ao aprendizado de crianças com transtorno do Espectro Autista. Universidade Comunitária da Região de Chapecó Brasil. Artigo. Revista Design $ Tecnologia, Vol. 09, No. 19. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/601> Acesso em 13 nov.2023.

Mentone, E. C. P.; Fortunato, I. (2019) A Tecnologia Digital no Auxílio à Educação de Autistas: Os Aplicativos ABC AUTISMO, AIELLO E SCAI AUTISMO. Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Itapetininga – SP - Brasil. Especialista em Informática Aplicada à Educação. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/12733> Acessado em 19 nov.2023.

Mendes, M. M. (2012) A argumentação em Discussões Sociocientíficas: o contexto e o discurso. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: . Acesso em 18 nov.2023.

Mendes, M. R. M.; Dos Santos, W. L. P. (2010) Discussões de temas sociocientíficos e interações discursivas em aulas de Química: o papel da verbalização e da articulação conceitual. Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química. Brasília/DF, 21-24 jul, 2010. Disponível em: <http://www.xveneq2010.unb.br/listaresumosoral.htm>. Acesso em: 18 nov.2023.

Oliveira, R. A. (2020) Avaliação de Aplicativos de Jogos Educacionais no Âmbito Escolar, como contribuição no Ensino de Crianças com Transtorno do Espectro Autista. Universidade Federal do Ceará Campus de Russas, Curso de Engenharia de Software. Disponível em: <https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55562>. Acesso em 18 nov.2023.

Pereira, N. M; Junior, N.V. (2018). O Transtorno do Espectro Autista e a Utilização de Aplicativos para Dispositivos Móveis como Ferramenta Educacional. Revista Partes. Disponível em:< https://www2.ifmg.edu.br/arcos/pos-grad-docencia/artigos-e-produtos/turma-2018-1/artigo_neuma_2018-1.pdf>. Acesso em 27 nov.2023.

Policarpo, K.; Bergmann, J. C. F. (2021) Aplicativos móveis como recursos didáticos digitais: um mapeamento na educação formal. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de pós-graduação em Educação, Florianópolis, SC, Brasil. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tl/a/wwDqQQSQtNDHs9gJvFGvgWF/?format=pdf&lang=pt> Acesso em 20 nov.2023.

Pontes, E. L. F; Kleplarde, A. A.; Silva, T. P; Puggina, A. C. G; Apostólico, M. R.; Pino-Oliveira, A. A. (2018). Tecnologias Digitais e Recursos Físicos na Abordagem de Crianças com Transtorno do Espectro Autista. Universidade de Guarulhos – UNG- São Paulo. Revista Saúde, v.12, n. 3-4, 2018. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/saude/article/viewFile/3729/2677. Acesso em 03 dez.2023.

Quirmbach, L. L., Alan & Feinberg-Gizzo, M. I., Brooke & Andrews, S. (2008). Social Stories: Mechanisms of Effectiveness in Increasing Game Play Skills in Children Diagnosed with Autism Spectrum Disorder Using a Pretest Posttest Repeated Measures Randomized Control Group Design. Journal of autism and developmental disorders. 39. 299-321. 10.1007/s10803-008-0628-9.

Rezende, L. F.; De Souza, C. J. (2021) O trabalho pedagógico e a inclusão escolar para crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Brasil. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21486> Acesso em 28 nov.2023.

Santarosa, L. M. C.; Conforto, D. (2015) Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital e estudantes com transtornos de espectro autista. Revista Brasileira de Educação Especial Dic 2015, Volumen 21 Nº 4 Páginas 349 – 366. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/rbee/a/MpWK8zLxmH36V65dv9ZWTZz/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 22 nov.2023.

Schmidt, C.; Finatto, M.; Ferreira, L. (2022) Atendimento Educacional Especializado e Autismo: Uma Aproximação as Práticas Baseadas em Evidências. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3990/7452>. Acesso em: 20 nov.2023.

Schirmer, C. R. (2021) Pesquisas em recursos de alta tecnologia para comunicação e transtorno do espectro autista. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. ETD- Educação Temática Digital. Acesso em 04 nov.2023.

Silva, L. C. (2008) A LDB: As Políticas Públicas e a Formação de professores rumo ao paradigma da inclusão educacional, In Silva, M. V.; Marques, M. R. A. LDB: Balanços e perspectivas para a educação brasileira. Campinas. SP. Alínea.

Silveira, L. C.G; Ribeiro, L. O. M. (2022). Tecnologias educacionais no contexto da pandemia de COVID-19: guia de diretrizes para a interface de apps inclusivos voltados a crianças com TEA. Revista Thema. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V21.2022.444-464.1890 v.21 n.2 2022 ISSN: 2177-2894 (online) p.444-464. Acesso em 22 nov.2023.

Sousa, C.A. F, Araujo, H.J.N; Barbosa, M.F. (2022). Ensino de habilidades sociais para pessoas com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática. Universidades Federal da Paraíba e Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, Buenos Aires, Argentina. Disponível em: https://orcid.org/0000-0002-5243-5212. Acesso em 27 nov.2023.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Como Citar

Carneiro da Silva, V. M., & Carthery Goukart, M. T. (2024). Análise de Aplicativos digitais no Treino das Habilidades Comunicativas e Sociais de Crianças com o Transtorno do Espectro Autista. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 4(1). https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.846