ESTRATÉGIAS DE TREINAMENTO NO FUTEBOL DE CEGOS: A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INICIAÇÃO ESPORTIVA DE CRIANÇAS CEGAS.

Autores

  • Higor Cruz da Silva Instituto Benjamin Constant
  • Fábio Brandolin Instituto Benjamin Constant
  • Vagner Santos da Cruz Instituto Benjamin Constant

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v4i1.1022

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Iniciação Esportiva, Futebol de cegos

Resumo

 O presente estudo tem como objetivo relatar uma experiência ocorrida no contexto da disciplina de Inserção de Tecnologias nos Produtos Educacionais, parte do curso de Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant. A pesquisa, do tipo qualitativa, é motivada por uma reflexão decorrente da prática do primeiro autor como professor no projeto de iniciação esportiva de futebol para deficientes visuais do IBC, onde a tecnologia assistiva é empregada para adaptar um dispositivo que visa auxiliar tanto docentes quanto discentes durante os treinamentos da modalidade esportiva em questão. Nesse contexto, destaca-se a criação do "Sinalizador de Fim de Curso para Treinamentos de Futebol de Cegos", um sensor de presença projetado para proporcionar maior segurança durante as atividades esportivas, tanto para os professores quanto para os alunos envolvidos no processo de iniciação esportiva em futebol de cegos. Os resultados de aplicação do produto em quadra sugerem que o mesmo pode ser um facilitador durante os treinamentos de futebol de cego, proporcionando mais segurança e autonomia para alunos e professores.

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Publicado

22-11-2024

Como Citar

Cruz da Silva, H., Brandolin, F., & Santos da Cruz, V. (2024). ESTRATÉGIAS DE TREINAMENTO NO FUTEBOL DE CEGOS: A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INICIAÇÃO ESPORTIVA DE CRIANÇAS CEGAS. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 4(1). https://doi.org/10.36942/revincluso.v4i1.1022

Edição

Seção

Relatos de experiências