(Re) significando a diferença frente a diversidade e a inclusão
DOI:
https://doi.org/10.36942/revincluso.v1i1.610Palavras-chave:
Educação especial, Diversidade, Inclusão, Educação InclusivaResumo
Busca-se neste ensaio apresentar alguns conceitos, análises e sugestões de ações que podem ser efetivadas considerando o aporte legal e as políticas de educação especial
vigentes no Brasil; a própria história de lutas de pessoas em situação de deficiência pela garantia de seus direitos à inclusão educacional, laboral e social. A expressão “pessoas em situação de deficiências” tem sua base assentada nos pilares da sociologia da deficiência que muda o foco paradigmático da diferença e do desvio: antes centrados na pessoa, agora centrados na sociedade que a constitui. Discute-se a autonomia escolar diante a diversidade, os sentidos atribuídos à escola e à inclusão, o papel da mídia e das instituições na formação de identidades. Tem-se como sugestões de planejamento e de ações integradas ao poder público e setores da sociedade civil, visando promover a inclusão de pessoas em situação de deficiências em uma sociedade mais humana e equitativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem à licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).