(Re) significando a diferença frente a diversidade e a inclusão

Autores

  • Fátima Elisabeth Denari UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v1i1.610

Palavras-chave:

Educação especial, Diversidade, Inclusão, Educação Inclusiva

Resumo

Busca-se neste ensaio apresentar alguns conceitos, análises e sugestões de ações que podem ser efetivadas considerando o aporte legal e as políticas de educação especial
vigentes no Brasil; a própria história de lutas de pessoas em situação de deficiência pela garantia de seus direitos à inclusão educacional, laboral e social. A expressão “pessoas em situação de deficiências” tem sua base assentada nos pilares da sociologia da deficiência que muda o foco paradigmático da diferença e do desvio: antes centrados na pessoa, agora centrados na sociedade que a constitui. Discute-se a autonomia escolar diante a diversidade, os sentidos atribuídos à escola e à inclusão, o papel da mídia e das instituições na formação de identidades. Tem-se como sugestões de planejamento e de ações integradas ao poder público e setores da sociedade civil, visando promover a inclusão de pessoas em situação de deficiências em uma sociedade mais humana e equitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

Elisabeth Denari, F. (2021). (Re) significando a diferença frente a diversidade e a inclusão. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 1(1), 57–67. https://doi.org/10.36942/revincluso.v1i1.610