A música no movimento negro contemporâneo os discursos da diferença na coluna Afro-Latino-América

Conteúdo do artigo principal

Fábio Bianchi Velcio Leite de Barros Filho

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o modo como os discursos dos intelectuais negros na coluna Afro-Latina-América do jornal Versus (1975-1978) utilizaram a arte, em especial a música, como elemento importante para a formação de uma nova identidade negra. O periódico fez parte de uma imprensa alternativa de esquerda que problematizava as ditaduras militares na América Latina. A partir da demanda de ativistas negros, o jornal criou uma coluna específica para promover o debate do Movimento Negro que emergia naquele momento com uma forte agenda que questionava a democracia racial e reforçava um discurso de diferença étnica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BARROS FILHO, Fábio Bianchi Velcio Leite de. A música no movimento negro contemporâneo: os discursos da diferença na coluna Afro-Latino-América. ÎANDÉ : Ciências e Humanidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 105–120, 2022. DOI: 10.36942/iande.v6i1.417. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/iande/article/view/417. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos

Referências

CAPELATO, Maria Helena; PRADO, Maria Lígia. O bravo matutino: imprensa e ideologia no jornal “O Estado de São Paulo”. São Paulo: Alfa Omega, 1980.

DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, Niterói, v. 12, n. 23, p. 100-122, 2007.

FRANCISCO, Flávio Thales Ribeiro. Fronteiras em definição: identidades negras e imagens dos Estados Unidos e da África no jornal O Clarim da Alvorada (1924-1932). 1. edição. São Paulo: Alameda/FAPESP, 2013.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro: Modernidade e Dupla Consciência. Rio de Janeiro, Editora 34/UCAM, 2001.

GUIMARÃES, Antonio Sergio. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2012.

HANCHARD, Michael. Orfeu e o Poder: Movimento Negro no Rio e São Paulo. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001.

MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tânia Regina de. História da imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008.

OLIVEIRA, Luciana Xavier de. A Cena Musical da Black Rio: Mediações e Políticas de Estilo nos Bailes Soul dos Subúrbios Cariocas dos anos 1970. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, 2016.

PEREIRA, Amilcar Araujo. O Mundo Negro: relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas/FAPERJ, 2010.

RIOS, Flavia Mateus. Elite política negra no Brasil: relação entre movimento social, partidos políticos e Estado. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo, 2014.

SILVA, Ana Paula da. Pelé e o complexo de vira- latas: discursos sobre raça e modernidade no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2014.

VIANNA, Hermano. O mundo do Funk carioca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.

Documentação:

Jornal Versus