Polarização na carne

Autores

  • Ricardo Abramovay Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

Sistemas Agroalimentares, Perda de Biodiversidade, Contaminação Ambiental, Monotonia do sistema alimentar, Saúde pública

Resumo

Está ultrapassando largamente as fronteiras das controvérsias científicas a discussão em torno do lugar das carnes no sistema agroalimentar global. Matéria publicada em outubro de 2023 no The Guardian acusa os autores da Declaração de Dublin (resultado de uma conferência que reuniu, na Irlanda, em 2022, reconhecidos pesquisadores, que defendem a importância dos produtos animais para o consumo humano e para um amplo conjunto de serviços ecossistêmicos) por suposta e não declarada ligação com interesses industriais. Já os líderes da declaração de Dublin (que hoje conta com mais de mil assinaturas) negam a omissão e, por sua vez, apontam o dedo contra seus detratores como porta-vozes dos interesses que preconizam as proteínas artificiais como alternativa ao uso de animais para a alimentação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Abramovay, Universidade de São Paulo - USP

Professor Titular da Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública da USP (setembro 2022/agosto 2024). Professor do Departamento de Economia da FEA/USP, durante trinta anos. Professor Titular desde 2001. Professor sênior do Programa de Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da USP (desde 2016). Autor de Infraestrutura para o desenvolvimento sustentável da Amazônia (Ed. Elefante, 2022), Amazônia: Por uma economia do Conhecimento da Natureza (Elefante/Terceira Via/Outras Palavras, Muito Além da Economia Verde (Ed. Planeta Sustentável/Abril, São Paulo, 2012), revisto e publicado pela Routledge (Londres) em 2016 sob o título de Beyond the Green Economy. Co-autor líder do capítulo sobre Bioeconomia do Science Panel for the Amazon. Colunista do UOL entre abril de 2020 e março de 2022. Twitter: @abramovay - e-mail: abramov@usp.br Blog: http://ricardoabramovay.com/ Linha de pesquisa: Amazônia e desenvolvimento sustentável. Graduado em filosofia pela Universidade de Paris X Nanterre. Mestre em política pela FFLCH da USP. Doutor em Ciências Humanas pelo IFCH/UNICAMP. Pós-doc: EHESS (Paris), Fondation Nationale des Sciences Politiques (Paris). 

Downloads

Publicado

2024-05-28

Como Citar

ABRAMOVAY, Ricardo. Polarização na carne. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 7, n. 18, p. 34–38, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/507. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Conjuntura