Perspectivas do “nexo” para planejamentos regionais:

o caso da Área de Conectividade na Região Metropolitana de Campinas

Autores

  • Sophia B. N. Picarelli ICLEI América do Sul
  • Ângela Cruz Guirao
  • Sandrine Giancristófaro Gouvêa

Palavras-chave:

Planejamento integrado, Nexo, Governança, Natureza

Resumo

A busca por praticas de planejamento locais e regionais mais amplas, multi-atores que compreenda a as inter-relações e potencialidades setoriais devem ser cada vez mais ampliadas a fim de buscar soluções melhores para desafios complexos. A experiência da Região Metropolitana de Campinas, com o caso da Área de Conectividade, demonstra algumas aplicações práticas, lições aprendidas e pode ser uma boa inspiração para gestores que seguem nessa caminhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sophia B. N. Picarelli, ICLEI América do Sul

Gestora Ambiental pelo Centro Universitário Senac (2005) e Mestre em Tecnologia Ambiental pelo IPT-SP (2009). Realiza pesquisa de doutorado focada em Soluções baseadas na Natureza e o potencial de adaptação à mudança do clima em cidades brasileiras, pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da USP. Possui mais de 15 anos de experiência na área ambiental. Atualmente é Gerente de Biodiversidade e Desenvolvimento Circular no ICLEI América do Sul.

Ângela Cruz Guirao

Formada em Ciências Biológicas pela PUC-Campinas (2006), Mestre em Geografia (2010) e Doutora em Ciências, ambos pelo Instituto de Geociências/UNICAMP (2015). Ingressou na Prefeitura Municipal de Campinas (2008) e está como Diretora da área de planejamento, informação,educação e gestão ambiental e áreas protegidas na Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desde 2017.

Sandrine Giancristófaro Gouvêa

Bióloga pela UNICAMP (2018), atua no ICLEI América do Sul na área de biodiversidade, apoiando a gestão pública com estratégias para conservação da biodiversidade e enfrentamento da mudança do clima. Selecionada em 2020 como ponto focal da América Latina pelo UN Major Group for Children and Youth para assistir ao UN Food Systems Summit, é ativista por sistemas alimentares mais resilientes, justos e inclusivos.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

PICARELLI, Sophia B. N.; GUIRAO, Ângela Cruz; GOUVÊA, Sandrine Giancristófaro. Perspectivas do “nexo” para planejamentos regionais: : o caso da Área de Conectividade na Região Metropolitana de Campinas. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 41–44, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/486. Acesso em: 28 mar. 2024.