Analisando em equipe! Os aprendizados inter-países na análise qualitativa do Projeto GovernAgua

Autores

  • Igor Matheus Santana-Chaves UFABC
  • Diego R. Galvão Cesar Braga
  • Lidiane Alonso Paixão dos Anjos UFABC
  • Rosana Laura da Silva UFABC
  • Franco Salvadores INTA
  • Gabriel Giordano Gibert

Palavras-chave:

Codificação, Coding, Análise qualitativa, Atlas.ti, Planejamento territorial, Governança hídrica, Bacias Hidrográficas , América Latina, Entrevistas

Resumo

(PT) Como exposto ao longo da revista, o Projeto GovernAgua estudou a governança da água em seis bacias hidrográficas de três países na América do Sul: Argentina, Brasil e Uruguai. Assim, é a partir dessa experiência que o artigo se desenvolve: a descrição do processo de análise das entrevistas realizadas durante o projeto com atores das bacias, apresentando as etapas de codificação e o uso do software Atlas.ti para esta primeira fase de análise qualitativa inter-países.

(ES) Como fuera expuesto a lo largo de la revista, el Proyecto GovernAgua estudió la gobernanza del agua en seis cuencas hidrográficas de tres países sudamericanos: Argentina, Brasil y Uruguay. A partir de esa experiencia el artículo ofrece una descripción del proceso de análisis de las entrevistas realizadas durante el proyecto con actores de las cuencas, presentando las etapas de codificación y el uso conjunto del software Atlas.ti para esta primera fase de análisis cualitativo en equipo.

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Biografia do Autor

Igor Matheus Santana-Chaves, UFABC

Arquiteto e Urbanista, Mestre e Doutorando em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC. Pesquisador do temático MacroAmb (FAPESP), Pesquisador Colaborador do Projeto GovernAgua - SARAS Institute - Inter-American Institute for Global Change Research (IAI), e do Laboratório de Planejamento Territorial (LabPlan) (UFABC/PGT). Também é membro do corpo editorial da Revista Ambiente & Sociedade.

Lidiane Alonso Paixão dos Anjos, UFABC

Engenheira Florestal (UNESP), Mestra em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (USP) e Doutoranda em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC. Atua como Professora de biologia, Pesquisadora do Temático Fapesp Macroamb e Pesquisadora Colaboradora do Projeto GovernAgua - SARAS Institute - Inter-American Institute for Global Change Research (IAI). 

Rosana Laura da Silva, UFABC

Rosana Laura da Silva se dedica ao tema de adaptação às mudanças climáticas como estratégia de planejamento territorial e desenvolvimento sustentável com foco em resiliência e recursos hídricos. Engenheira ambiental e urbanista (UFABC) com graduação sanduíche em Engineering Management and Innovation (TCNJ); Bacharel em ciência e tecnologia (UFABC); e Mestranda em planejamento e gestão do território (UFABC). Atualmente, é analista regional de resiliência e baixo carbono no ICLEI América do Sul; gerente do projeto GovernAgua no Brasil e pesquisadora no Laboratório de Planejamento Territorial (LaPlan) da UFABC.

Gabriel Giordano Gibert

Licenciado en Gestión Ambiental y maestrando en Educación Ambiental. Becario del Proyecto GovernAgua en el Instituto SARAS. Participación en la Asociación Argentino Uruguaya de Economía Ecológica desde 2016.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 1. Ed. São Paulo: Ed. 70. 2016.

GOVERNAGUA. Governagua [website]. Disponible en: <https://governagua.org/governagua>. Acceso en 01 fev. 2022.

MUHR, T. ATLAS.ti: a prototype for the support of text interpretation. Qualitative Sociology, New York, v. 14, n. 4, p. 349-371, 1991.

SALDAÑA, J. The Coding Manual for Qualitative Researchers. London: SAGE Publications, 2013.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

SANTANA-CHAVES, Igor Matheus; R. GALVÃO CESAR BRAGA, Diego; ALONSO PAIXÃO DOS ANJOS, Lidiane; DA SILVA, Rosana Laura; SALVADORES, Franco; GIORDANO GIBERT, Gabriel. Analisando em equipe! Os aprendizados inter-países na análise qualitativa do Projeto GovernAgua. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 56–65, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/690. Acesso em: 22 dez. 2024.