Queimar resíduos urbanos é (in)sustentável? O caso da Unidade de Recuperação Energética da Baixada Santista

Autores

  • Gina Rizpah Besen Pesquisadora Colaboradora no Instituto de Energia e Ambiente (IEE/USP)
  • Lira Luz Benites-Lazaro Pós-Doutoranda na Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental da Universidade de São Paulo (FSP/USP)

Palavras-chave:

Incineração, URE Santo, Resíduos urbanos, Política Nacional de Resíduos Sólidos

Resumo

Um dos temas que vem gerando embates entre as esferas governamentais ambientais nacional e do estado de São Paulo, com apoio do setor privado, e setores da sociedade civil são a adoção no país de rotas tecnológicas de queima de resíduos por incineração enquanto alternativa de tratamento de resíduos sólidos urbanos. Exploraremos estas questões a partir do caso do projeto da URE de Santos, situada na Macrometrópole Paulista, em fase de licenciamento ambiental junto a Secretaria de Infra- Estrutura e Ambiente de São Paulo.

Biografia do Autor

Gina Rizpah Besen, Pesquisadora Colaboradora no Instituto de Energia e Ambiente (IEE/USP)

Psicóloga e ambientalista com Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), tem Pós Doutorado em Ciências Ambientais no Instituto de Energia e Ambiente- IEE/USP. É atualmente Pesquisadora Colaboradora no IEE-USP. É Editora Associada da Revista Ambiente e Sociedade. No âmbito da sociedade civil Integra o Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos, é colaboradora da Aliança Resíduos Zero Brasil e Associada do Instituto 5 Elementos de Educação para a Sustentabilidade. Sua principal área de atuação é na gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos.

Lira Luz Benites-Lazaro, Pós-Doutoranda na Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental da Universidade de São Paulo (FSP/USP)

Doutora pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais CST-INPE e pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo-USP-PROLAM. Pós-Doutoranda na Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental da Universidade de São Paulo-USP.

Publicado

2020-12-16 — Atualizado em 2021-02-05

Versões

Como Citar

RIZPAH BESEN, G. .; LUZ BENITES-LAZARO, L. . Queimar resíduos urbanos é (in)sustentável? O caso da Unidade de Recuperação Energética da Baixada Santista. Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista, v. 3, n. 09, p. 28-31, 5 fev. 2021.