Ações integradoras para água, energia e alimentos na capital paulista:

as contribuições do Projeto GLOCULL

Autores

  • Fabiano de Araújo Moreira Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo (FSP-USP)
  • Michele Dalla Fontana
  • Tadeu Fabrício Malheiros
  • Gabriela Marques Di Giulio

Palavras-chave:

Agricultura periurbana, Desenvolvimento local, Preservação ambiental, Sustentabilidade

Resumo

A zona sul rural do município de São Paulo é considerada estratégica para o abastecimento de água e produção de energia e alimentos para a região. Porém, existe uma diversidade de conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos locais. O projeto GLOCULL, em parceria com atores institucionais locais e com a equipe do Projeto Ligue os Pontos, da Prefeitura de São Paulo, atua nesse contexto buscando analisar e discutir as recentes ações públicas em curso nesse território para o enfrentamento desses conflitos, sob a abordagem do nexo alimentos-água-energia.

Biografia do Autor

Fabiano de Araújo Moreira, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo (FSP-USP)

Atualmente integra o Projeto GLOCULL (Forum Belmont/Fapesp) como pós-doutorando na Faculdade de Saúde Pública da USP. É Doutor e Mestre em Geografia pela UNICAMP. Atua principalmente nos seguintes temas: Mudanças Climáticas, Adaptação, Sustentabilidade, Meio Ambiente, Nexo água-energia-alimentos.

Michele Dalla Fontana

Atualmente integra o Projeto GLOCULL (Forum Belmont/Fapesp) como pós-doutorando na Faculdade de Saúde Pública da USP. É Doutor em Planejamento Regional e Políticas Públicas e Mestre em Política e Planejamento para Cidades, Meio Ambiente e Paisagem pela Universidade IUAV de Veneza, Itália. Atua principalmente nos seguintes temas: Nexo água-energia-alimentos, Adaptação à mudança climática, Sustentabilidade, Meio Ambiente.

Tadeu Fabrício Malheiros

Tadeu Malheiros é engenheiro ambiental, com doutorado em saúde pública. Tem experiência em avaliação de sustentabilidade, tendo atuado vários anos na implementação de projetos de educação para o desenvolvimento sustentável. Atualmente é professor associado na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, e assessor na Superintendência de Gestão Ambiental.

Gabriela Marques Di Giulio

É docente do Depto. Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública, USP. Doutora em Ambiente e Sociedade, é vice-coordenadora do grupo de pesquisa Meio ambiente e Sociedade (IEA/USP) e integra o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (INCLINE/USP). Suas áreas de interesse incluem: mudanças climáticas; riscos e incertezas; ciência, comunicação e política; saúde global e sustentabilidade.

Publicado

2021-04-30

Como Citar

MOREIRA, F. DE A. .; FONTANA, M. D. .; MALHEIROS, T. F. .; DI GIULIO, G. M. . Ações integradoras para água, energia e alimentos na capital paulista: : as contribuições do Projeto GLOCULL. Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista, v. 4, n. 10, p. 16-20, 30 abr. 2021.

Most read articles by the same author(s)