Novos temas emergentes em mudanças climáticas

Autores

  • Edson Grandisoli Instituto de Estudos Avançados da USP e Reconectta.
  • Renata Ferraz de Toledo Universidade São Judas Tadeu - USJT/Instituto Anima
  • Sonia Coutinho Instituto Estudos Avançados/USP
  • Pedro Roberto Jacobi Instituto de Energia e Ambiente e Instituto de Estudos Avançados da USP

Palavras-chave:

emergência climática, educação climática, temas emergentes, interdisciplinaridade

Resumo

As ameaças a todas as formas de vida, em decorrência da emergência climática, demandam ações urgentes. Nos últimos anos, a literatura mostra que a educação pode colaborar no enfrentamento das mudanças climáticas, por meio do desenvolvimento de atividades transdisciplinares, conectadas aos principais acordos climáticos e agendas socioambientais, como apresentado na publicação "Temas atuais em Mudanças Climáticas" (2015). Tem-se notado o surgimento de novas temáticas, também urgentes, associadas à emergência climática e que precisam ainda ser melhor compreendidas e abordadas, de formas mais integradas e que mobilizem para a ação climática.

Biografia do Autor

Edson Grandisoli, Instituto de Estudos Avançados da USP e Reconectta.

Biólogo, Ecólogo e Doutor em Educação para a Sustentabilidade (PROCAM-USP) e Pós-doutor pelo Programa Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Diretor da Reconectta, consultor da UNESCO, Editor Adjunto da Revista Ambiente & Sociedade e pesquisador na área de Educação e Sustentabilidade.

Renata Ferraz de Toledo, Universidade São Judas Tadeu - USJT/Instituto Anima

Bióloga (UNESP, Botucatu-SP); Especialista em Educação Ambiental (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP); Mestre e Doutora em Saúde Pública (FSP/USP); Pós-doutorado (Faculdade de Educação/USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Pesquisadora do Projeto Temático MacroAmb (Fapesp 2015/03804-9). Editora adjunta da Revista Ambiente & Sociedade. Experiência nas áreas de interface da Educação, Saúde e Ambiente e Metodologias Participativas, como a Pesquisa-ação.

Sonia Coutinho, Instituto Estudos Avançados/USP

Possui graduação em Direito, mestrado em Saúde Pública e doutorado em Ciências, linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Ambiental, todos pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela FSP/USP, com Bolsa Fapesp, e junto à Escola Politécnica/USP, com bolsa CEST/USP. Atualmente é Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Avançados/USP. Orientadora pontual do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade. No IEA, é membro do Programa USP Cidades Globais.

Pedro Roberto Jacobi, Instituto de Energia e Ambiente e Instituto de Estudos Avançados da USP

Graduado em Economia e Ciências Sociais pela USP. Mestre em Planejamento Urbano pela Graduate School of Design - Harvard University. Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo Atualmente Professor Titular Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP Pesquisador e Coordenador de Grupo de Estudos – Meio Ambiente e Sociedade- do Instituto de Estudos Avançados Coordenador de Projeto Temático Fapesp – Governança Ambiental da Macrometropolis Paulista face às Mudanças Climáticas. embro da Rede de Mudança Climática e Processo Decisório/UniTwinUnesco. Editor da revista Ambiente e Sociedade Presidente do Conselho America do Sul do ICLEI- Governos Locais pela Sustentabilidade.

Publicado

2021-09-06

Como Citar

GRANDISOLI, E. .; FERRAZ DE TOLEDO, R. .; COUTINHO, S. .; ROBERTO JACOBI, P. . Novos temas emergentes em mudanças climáticas. Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista, v. 4, n. 11, p. pp. 20 - 23, 6 set. 2021.