Relação entre famílias de alunas(os) com deficiências e escolas no contexto da educação inclusiva:

uma revisão da literatura

Autores

  • Elisa Regina Castro de Oliveira Universidade Federal ABC
  • Marcia Maurilio Souza Faculdade de Educação da USP
  • Marcelo de Oliveira Fonseca Universidade de Taubate

DOI:

https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.842

Palavras-chave:

Parceria família-escola, Relação família-escola, Inclusão

Resumo

A presente pesquisa se propôs a identificar as dificuldades apresentadas na relação famílias das(os) alunas(os) com deficiências e escolas, observar como essas dificuldades são enfrentadas pelas famílias e pelas(os) profissionais das escolas, como são resolvidas, assim como propiciam o fortalecimento da relação família-escola. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, em que se utilizou a revisão de literatura para levantamento das informações. Restringiu-se a busca aos trabalhos do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) dos anos de 2014, 2016, 2018 e 2021, no eixo relativo aos temas de família. Entre os trabalhos localizados selecionamos 12 produções. Como resultado das análises apresentamos e discutimos quatro temáticas recorrentes nas produções: (a) fatores que interferem no envolvimento da família com a escola, (b) inclusão – variantes para a sua efetivação, (c) sugestões para a melhoria da relação família-escola e (d) estratégias da escola para uma maior aproximação da família. Nos trabalhos selecionados elencamos algumas das dificuldades encontradas na relação família-escola, como: a falta de informação por parte de ambas as instituições sobre a importância dessa parceria; ou, a falta de conscientização por parte da coordenação escolar sobre o quanto lhe cabe promover práticas que propiciem a aproximação das famílias. Consideramos diante dos achados que a parceria é uma conquista a ser alcançada como fruto de uma boa relação de troca entre ambas as instituições, o que envolve estimular que as famílias expressem sentimentos, emoções e formas de pensar, que contribuam para uma relação mais consistente no desenvolvimento de práticas eficazes.

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Regina Castro de Oliveira, E. ., Maurilio Souza, M. ., & de Oliveira Fonseca, M. . (2023). Relação entre famílias de alunas(os) com deficiências e escolas no contexto da educação inclusiva: : uma revisão da literatura. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , 2(1), 22. https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.842

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