Relação entre famílias de alunas(os) com deficiências e escolas no contexto da educação inclusiva:

uma revisão da literatura

Elisa Regina Castro de Oliveira

Universidade Federal ABC

Marcia Maurilio Souza

Faculdade de Educação da USP

Marcelo de Oliveira Fonseca

Universidade de Taubate

DOI: https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.842

Palavras-chave: Parceria família-escola, Relação família-escola, Inclusão


Resumo

A presente pesquisa se propôs a identificar as dificuldades apresentadas na relação famílias das(os) alunas(os) com deficiências e escolas, observar como essas dificuldades são enfrentadas pelas famílias e pelas(os) profissionais das escolas, como são resolvidas, assim como propiciam o fortalecimento da relação família-escola. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, em que se utilizou a revisão de literatura para levantamento das informações. Restringiu-se a busca aos trabalhos do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) dos anos de 2014, 2016, 2018 e 2021, no eixo relativo aos temas de família. Entre os trabalhos localizados selecionamos 12 produções. Como resultado das análises apresentamos e discutimos quatro temáticas recorrentes nas produções: (a) fatores que interferem no envolvimento da família com a escola, (b) inclusão – variantes para a sua efetivação, (c) sugestões para a melhoria da relação família-escola e (d) estratégias da escola para uma maior aproximação da família. Nos trabalhos selecionados elencamos algumas das dificuldades encontradas na relação família-escola, como: a falta de informação por parte de ambas as instituições sobre a importância dessa parceria; ou, a falta de conscientização por parte da coordenação escolar sobre o quanto lhe cabe promover práticas que propiciem a aproximação das famílias. Consideramos diante dos achados que a parceria é uma conquista a ser alcançada como fruto de uma boa relação de troca entre ambas as instituições, o que envolve estimular que as famílias expressem sentimentos, emoções e formas de pensar, que contribuam para uma relação mais consistente no desenvolvimento de práticas eficazes.

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