Governança Metropolitana, Mudanças Climáticas, Riscos e Desastres

Autores

  • Pedro Roberto Jacobi Universidade de São Paulo / Instituto de Energia e Ambiente
  • Luciana Rodrigues Fagnoni Costa Travassos Universidade Federal do ABC / Professora da Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território
  • Sandra Momm Universidade Federal do ABC / Professora da Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território

Palavras-chave:

planejamento territorial, Mudanças climáticas, vulnerabilidades

Resumo

Os riscos nas metrópoles brasileiras resultam de um processo de produção do espaço extremamente desigual, que faz com que a população de baixa renda não consiga acessar moradia em um lote ou domicílio formal, habitando lugares passíveis de deslizamento de terra e inundações. As mudanças climáticas, com chuvas mais intensas e localizadas, pioram esse quadro. O Estado, que deveriam construir políticas e processos de gestão para enfrentar a situação, tem tratado a questão de forma insuficiente, seja pela falta de integração entre o planejamento territorial e a gestão de riscos, seja pela baixa estruturação da própria gestão de riscos.

Palavras-chave: Vulnerabilidade; produção do espaço desigual; mudanças climáticas; planejamento territorial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-08 — Atualizado em 2021-04-12

Versões

Como Citar

JACOBI, Pedro Roberto; TRAVASSOS, Luciana Rodrigues Fagnoni Costa; MOMM, Sandra. Governança Metropolitana, Mudanças Climáticas, Riscos e Desastres. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 3, n. 08, p. 8–10, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/338. Acesso em: 23 abr. 2024.