O poder da sinergia no combate às mudanças climáticas

Como a democracia e a ciência podem acelerar as ações contra o clima

Autores

  • Marcos Buckeridge Instituto de Biociências/Instituto de Estudos Avançados

Palavras-chave:

sinergia, democracia, cidades, governo, ativismo, mudança climática, conhecimento científico

Resumo

O enfrentamento das mudanças climáticas está fortemente centrado na governança nos países. Para uma governança eficiente, ações globais devem se encontrar com ações locais – o que ocorre principalmente nas cidades - e ambas devem se harmonizar. Porém, ao mesmo tempo em que o clima do planeta muda devido ao aumento dos gases do efeito estufa e da temperatura, um descompasso entre governo e sociedade limita drasticamente o potencial de resposta que temos para encontrar e implementar soluções. Neste artigo proponho que a harmonização das sinergias horizontal e vertical na sociedade poderiam aumentar exponencialmente a capacidade de resposta às mudanças climáticas. Esta solução passa necessariamente pelo uso da democracia embasada no conhecimento científico.

Biografia do Autor

Marcos Buckeridge, Instituto de Biociências/Instituto de Estudos Avançados

Marcos Buckeridge é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Foi Presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e Diretor Científico do Laboratório Nacional de Bioenergia (CNPEM-Campinas). Atualmente é Membro da Academia Brasileira de Ciências, coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do Bioetanol e o Centro de Síntese USP-Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP. Possui mais de 200 publicações científicas e desde 2018 é diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Publicado

2021-09-06

Como Citar

BUCKERIDGE, M. . O poder da sinergia no combate às mudanças climáticas: Como a democracia e a ciência podem acelerar as ações contra o clima. Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista, v. 4, n. 11, p. pp. 24 - 27, 6 set. 2021.