Movimento Busão 0800 mostra que sonhar com a Tarifa Zero é possível e urgente

Autores

  • Iza Lourença
  • Áurea Carolina
  • Jerlan Alves
  • Clareana Cunha

DOI:

https://doi.org/10.36942/dialogossocioambientais.v8i23.1421

Palavras-chave:

Tarifa Zero, mobilização social, justiça urbana, Legislativo Municipal, direito à cidade

Resumo

O artigo analisa o papel do Legislativo e da mobilização social na construção da política de Tarifa Zero em Belo Horizonte. A partir do Projeto de Lei nº 60/2025, elaborado por movimentos sociais e protocolado na Câmara Municipal, discute-se como a pressão popular tem sido essencial para avançar na proposta. A experiência é apresentada como política de justiça social, racial e de gênero, com impacto nacional. O texto destaca ainda o envolvimento de vereadores, influenciadores e organizações, e a resposta do governo federal diante da crescente adesão à pauta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iza Lourença

Iza Lourença é vereadora reeleita em Belo Horizonte pelo PSOL. Mulher negra, mãe, bissexual e bilheteira do metrô, é formada em Comunicação Social pela UFMG e atua há mais de uma década em movimentos feministas, antirracistas e ambientais. Fundou o curso popular Consciência Barreiro, foi diretora do Sindimetro-MG e idealizou a campanha Flores de Resistência, que distribui absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade.

Áurea Carolina

Áurea Carolina é mãe e ativista popular. Ex-parlamentar recordista de votos e mestra em ciência política, foi reconhecida internacionalmente por sua liderança em política e governança. É de sua iniciativa o projeto de lei que deu origem ao Marco Regulatório do Fomento à Cultura - Lei 14.903/2024. Atua nas agendas de justiça climática, racial e de gênero, cultura e fortalecimento da democracia.

Jerlan Alves

Jerlan Alves é gestor de campanhas e projetos no NOSSAS, onde coordena a Rede Nossas Cidades, presente em nove capitais brasileiras. Atuou em mais de 80 campanhas de impacto, incluindo a mobilização nacional que garantiu transporte público gratuito em 392 cidades durante as eleições de 2022. Com formação em Engenharia Química, tem mais de 10 anos de experiência em ativismo digital, incidência política e justiça climática, articulando movimentos locais e coalizões internacionais.

Clareana Cunha

Clareana Cunha é socióloga e cientista política, pós-graduanda em Mobilidade e Cidades Sustentáveis pela Escola da Cidade, além de atuar como mobilizadora na Minha Sampa e no Instituto Polis.

Referências

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE (CNT). Pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana 2024. Brasília, 2024.

SÁNCHEZ DE MADARIAGA, Inés. Mobility of Care Report. Nairobi: UN-Habitat, 2019.

SANTINI, Daniel; SANTARÉM, Paulo D.; ALBERGARIA, Ricardo (org.). Mobilidade Antirracista. São Paulo: Autonomia Literária; Fundação Rosa Luxemburgo, 2021.

SANTOS, Diego. Mais de 300 cidades terão transporte gratuito no 2º turno das eleições. Metrópoles, Brasília, 28 out. 2022. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/mais-de-300-cidades-terao-transporte-gratuito-no-2o-turno-das-eleicoes. Acesso em: 30 set. 2025.

SERASA. A relação do brasileiro com o automóvel. São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.serasa.com.br/imprensa/a-relacao-do-brasileiro-com-o-automovel/. Acesso em: 30 set. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-17

Como Citar

LOURENÇA, Iza; CAROLINA, Áurea; ALVES, Jerlan; CUNHA, Clareana. Movimento Busão 0800 mostra que sonhar com a Tarifa Zero é possível e urgente. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 54–58, 2025. DOI: 10.36942/dialogossocioambientais.v8i23.1421. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/1421. Acesso em: 8 dez. 2025.

Edição

Seção

Engajamento