O poder da sinergia no combate às mudanças climáticas

Como a democracia e a ciência podem acelerar as ações contra o clima

Autores

  • Marcos Buckeridge Instituto de Biociências/Instituto de Estudos Avançados

Palavras-chave:

sinergia, democracia, cidades, governo, ativismo, mudança climática, conhecimento científico

Resumo

O enfrentamento das mudanças climáticas está fortemente centrado na governança nos países. Para uma governança eficiente, ações globais devem se encontrar com ações locais – o que ocorre principalmente nas cidades - e ambas devem se harmonizar. Porém, ao mesmo tempo em que o clima do planeta muda devido ao aumento dos gases do efeito estufa e da temperatura, um descompasso entre governo e sociedade limita drasticamente o potencial de resposta que temos para encontrar e implementar soluções. Neste artigo proponho que a harmonização das sinergias horizontal e vertical na sociedade poderiam aumentar exponencialmente a capacidade de resposta às mudanças climáticas. Esta solução passa necessariamente pelo uso da democracia embasada no conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Buckeridge, Instituto de Biociências/Instituto de Estudos Avançados

Marcos Buckeridge é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Foi Presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e Diretor Científico do Laboratório Nacional de Bioenergia (CNPEM-Campinas). Atualmente é Membro da Academia Brasileira de Ciências, coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do Bioetanol e o Centro de Síntese USP-Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP. Possui mais de 200 publicações científicas e desde 2018 é diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-09-06

Como Citar

BUCKERIDGE, Marcos. O poder da sinergia no combate às mudanças climáticas: Como a democracia e a ciência podem acelerar as ações contra o clima. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 4, n. 11, p. pp. 24 – 27, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/553. Acesso em: 28 mar. 2024.