Bisneto da cota
trajetórias imateriais das Folias de Reis e transformações territoriais rurais dos últimos 25 anos em Presidente Olegário, MG
Resumo
As fotos pertencem ao Trabalho de conclusão de curso em Planejamento Territorial da UFABC, intitulado “Bisneto da Cota: Trajetórias imateriais das Folias de Reis e transformações territoriais rurais dos últimos 25 anos em Presidente Olegário, MG”.
O objetivo do trabalho é identificar e descrever as sociabilidades imateriais e as mudanças territoriais rurais dos últimos vinte e cinco anos no município de Presidente Olegário, Minas Gerais. A metodologia utilizada é a pesquisa participante, com o objetivo de debater aspectos materiais, visões de mundo e valores, com a ideia de cativeiro da terra em seu sentido literal: a armadura da estrutura agrária na realidade brasileira. Dessa forma, faz-se um recorte na tradição cultural imaterial das Folias de Reis, manifestação cultural-religiosa que estrutura grupos de devoção aos santos nas comunidades rurais, que, no município, representa 94% do seu território, sendo um elo entre as políticas de desenvolvimento das comunidades rurais, o território e suas manifestações imateriais. A tradição, de origem ibérica, faz parte das celebrações mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil, e, ao longo dos anos, foi se tornando importante na construção do imaginário, paisagem, política, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros e olegarienses. As folias reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos, modos de produção e celebrações, representando uma parte importante do patrimônio cultural do município e do país. Assim, sob a perspectiva do planejamento territorial temos a hipótese de que, a sociologia da vida cotidiana e a imaterialidade da manifestação cultural, bem como sua trajetória, coaduna-se ao desenvolvimento territorial rural no município ao longo dos anos, que é resultante das políticas, racionalidade e cultura das estratégias de desenvolvimento territorial rural globais e nacionais, reproduzindo relações capitalistas e não-capitalistas de produção.
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