Amostragem estratificada e distribuição multinomial na pesquisa de opinião
aplicação com alunos de administração
DOI:
https://doi.org/10.36942/reni.v4i1.183Palavras-chave:
Ensino em Administração, Pesquisa de Opinião, Metodologia de Pesquisa, Amostragem Estratificada, Distribuição MultifuncionalResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa de opinião feita com alunos de administração elaborada com o objetivo de conhecer a opinião dos alunos sobre infra-estrutura, professores, expectativas futuras e sobre seu envolvimento nas atividades de ensino. O principal interesse do artigo reside na definição do tamanho da amostra usando a técnica de amostragem estratificada para se proceder a pesquisa de opinião, bem como a presença de uma distribuição multinomial. Os estratos foram concebidos a partir da linha de formação do curso de administração e do período oferecido, constituindo oito diferentes estratos na população objeto. Já a distribuição multinomial surge em função de perguntas com três alternativas de respostas. A presença de uma distribuição multinomial e o uso de estratificação na amostragem exigem a aplicação de um procedimento específico para determinação do tamanho da amostra. Detalhes do cálculo do tamanho da amostra são mostrados no artigo, bem como a apresentação dos resultados que revelam a opinião dos alunos.