E-Liderança, motivação e clima organizacional
O caso do laboratório farmacêutico Alfa na Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.36942/reni.v9i2.975Palavras-chave:
E-liderança, Gestão motivacional, Clima organizacionalResumo
A E-liderança, em um cenário global, assim como tem se tornado uma tendência corporativa, apresenta ainda desafios a serem pensados nas organizações. Nesse sentido, este estudo objetivou analisar como os colaboradores do laboratório farmacêutico Alfa na Paraíba percepcionam as práticas da E-Liderança direcionadas à gestão motivacional e ao clima organizacional. Metodologicamente, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas aplicadas a 09 respondentes. O método utilizado foi o da análise de conteúdo com a utilização de três categorias: a aplicação da E-liderança; a motivação dos E-liderados; e o clima (do novo) organizacional. Os resultados demonstraram que, embora exista uma comunicação entre empresa e colaboradores, ainda falta uma metodologia mais efetiva que faça com que os liderados tenham plena consciência do clima organizacional e dos fatores motivacionais no tocante ao emprego da E-liderança no ambiente corporativo.