A Importância da gestão estratégica como fator de sobrevivência de uma IES – instituição de ensino superior

Autores

  • Sérgio F. Crispim USP
  • Edson H. Takata Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Flávio Corrêa Rangel UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v2i2.203

Palavras-chave:

Estratégia, Estratégia Empresarial, Estrutura Organizacional, Universidades

Resumo

O setor educacional tem passado por mudanças que exigem dos gestores de Instituições de Ensino Superior (IES) capacitações técnica e estratégica para operar o negócio e torná-las cada vez mais competitivas face aos novos desafios. Num contexto onde há evidências do excesso de oferta de IES’s, a capacidade de monitorar o ambiente, identificar oportunidades de compra, articular a engenharia financeira para as aquisições e consolidar negócios alinhados a uma estratégia central tornam-se pré-condições para manutenção da competitividade. Dados estes desafios, foi realizada uma pesquisa exploratória, que utilizou como delineamento um estudo de caso por meio da qual se buscou identificar numa IES, localizada na região de Campinas, as motivações para adquirir outra IES no final de 2007. Neste sentido avaliaram-se as formas de monitoramento ambiental que eram adotadas, se a compra inseriu-se em uma estratégia deliberada ou resultou de uma estratégia emergente e se houve impactos sobre a estrutura organizacional e processos. Os resultados mostram que a aquisição foi realizada com base no monitoramento do ambiente organizacional e com critérios suportados pelas teorias sobre estratégia, sendo observados sinais de que o funcionamento da estrutura organizacional está prejudicado principalmente pela falta de mão de obra qualificada para suas necessidades.

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Publicado

2017-10-11

Como Citar

Crispim, S. F., Takata, E. H., & Rangel, F. C. (2017). A Importância da gestão estratégica como fator de sobrevivência de uma IES – instituição de ensino superior. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 2(2), 49–63. https://doi.org/10.36942/reni.v2i2.203

Edição

Seção

Artigos