Bootstrapping

percepção de acadêmicos e identificação de potencialidades para estímulo à geração de novos negócios

Autores

  • Raul Távora
  • Duilio Schaefer UNOCHAPECÓ
  • Claudio Alcides Jacoski
  • Rodrigo Barichello

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v9i2.904

Palavras-chave:

Empreendedorismo universitário, Autofinanciamento, Bootstrapping, Startups

Resumo

O artigo objetivou verificar a percepção de acadêmicos sobre o bootstrapping e eventos de inovação, para identificar como ocorre o fomento de ideias no meio universitário e o grau de conhecimento dos acadêmicos sobre o início de uma empresa. O Bootstrapping, basicamente, trata-se do aporte inicial que ajuste o projeto de forma coerente para poder ser apresentado para a incubação ou até para possíveis investidores. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de cunho descritivo, com coleta de dados realizada por meio de aplicação de questionários a acadêmicos de cursos da área de gestão e negócios, de uma universidade comunitária de Santa Catarina e uma universidade federal no estado do Paraná. O artigo descreve a importância da inovação, dos ecossistemas, e do perfil empreendedor, contextualiza o bootstrapping e sua importância. Ao final foram discutidos os achados da pesquisa, de onde pode-se chegar a conclusões sobre a importância da temática no despertar do perfil empreendedor, na gestão do conhecimento e importância da mentoria nas fases iniciais.

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Publicado

2024-09-11

Como Citar

Távora, R., Schaefer, D., Jacoski, C. A., & Barichello, R. (2024). Bootstrapping: percepção de acadêmicos e identificação de potencialidades para estímulo à geração de novos negócios . Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 9(2). https://doi.org/10.36942/reni.v9i2.904

Edição

Seção

Artigos