Barreiras ao Empreendedorismo

Uma Análise do Filme À Procura da Felicidade

Autores

  • J´éssica Barbosa Lima Universidade Federal do Ceará
  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará
  • Serafim Firmo de Souza Ferraz Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Vieira Corrêa Carneiro Universidade Federal do Ceará
  • Joel Isaac Guimarães Muniz Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v5i2.319

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Barreiras, Estudo observacional, À Procura da Felicidade

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise das principais barreiras ao empreendedorismo através de um estudo observacional do filme “À procura da felicidade”, buscando identificar no personagem Chris Gardner, as principais características empreendedoras, além de relacionar quais características empreendedoras auxiliaram a superação das barreiras no seu processo empreendedor. Escolheu-se esse campo de pesquisa pelo fato de que o empreendedorismo é um tema dinâmico, contemporâneo e em constante crescimento. Metodologicamente, a trama foi explorada em teor qualitativo, a partir de uma análise baseada na revisão teórica a fim de identificar elementos pertinentes. O estudo evidenciou, que apesar de muitos indivíduos empreendedores possuírem habilidades semelhantes, eles também possuem peculiaridades que os diferenciam uns dos outros. Além disso, mesmo as barreiras mais comuns à ação empreendedora podem ser superadas de formas distintas por esses indivíduos, seja por atributos pessoais ou pela situação momentânea em que eles se encontram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

J´éssica Barbosa Lima, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Serafim Firmo de Souza Ferraz, Universidade Federal do Ceará

Professor do Curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará.

Juliana Vieira Corrêa Carneiro, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará.

Joel Isaac Guimarães Muniz, Universidade Federal do Ceará

Bolsista PIBIC do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2020-10-22

Como Citar

Lima, J. B., Machado, D. de Q., Ferraz, S. F. de S., Carneiro, J. V. C., & Muniz, J. I. G. (2020). Barreiras ao Empreendedorismo: Uma Análise do Filme À Procura da Felicidade. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 5(2), 49–71. https://doi.org/10.36942/reni.v5i2.319

Edição

Seção

Artigos