Não sei mas quero saber

um estudo sobre o conhecimento de estudantes de ensino técnico sobre propriedade intelectual

Autores

  • Jean Mendes Nascimento IFSP
  • Adalton Masalu Ozak IFSP

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v3i2.178

Palavras-chave:

Inovação, Propriedade Intelectual, Gestão da Inovação, Ensino Técnico, Patentes

Resumo

No Brasil, grande parte dos depósitos para registro de patente são oriundos de universidades. Contudo, no nível técnico, os alunos também são envolvidos com projetos e pesquisas, e o conhecimento sobre propriedade intelectual neste nível de ensino também é importante. Este estudo tem por objetivo analisar o conhecimento de estudantes de ensino técnico sobre propriedade intelectual. A revisão bibliográfica aborda conceitos de propriedade intelectual, o ensino técnico no Brasil e o ensino sobre propriedade intelectual. Como base metodológica foi adotado o questionário já aplicado no Reino Unido na pesquisa “Atitudes dos Estudantes Em Relação à Propriedade Intelectual”, aplicado pela União Nacional dos Estudantes e pelo Escritório de Propriedade Intelectual. Foi elaborado um questionário autorespondido pela Internet, e solicitado a alunos de duas conceituadas instituições de ensino técnico do Estado de São Paulo que respondessem a pesquisa. Foram obtidas 215 respostas  válidas. Surpreendentemente, o estudo mostra um alto grau de desconhecimento dos estudantes, mesmo sobre questões muito básicas relacionadas a propriedade intelectual. Contudo, mostra um grande interesse sobre o tema, o que evidencia uma grande oportunidade para mudanças curriculares que possam abordar este
assunto junto aos estudantes.

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Publicado

2018-10-22

Como Citar

Nascimento, J. M., & Ozak, A. M. (2018). Não sei mas quero saber: um estudo sobre o conhecimento de estudantes de ensino técnico sobre propriedade intelectual. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 3(2), 46–58. https://doi.org/10.36942/reni.v3i2.178

Edição

Seção

Artigos