O Aprendizado do planejamento e controle da produção baseado em problemas

Autores

  • Marcos Ricardo Rosa Georges PUC - Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v3i2.179

Palavras-chave:

Planejamento de Produção, Controle de Produção, Planejamento dos Recursos da Manufatura, Aprendizado Baseado em Problemas, Ensino e Pesquisa em Administração

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta para a adoção da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) para a disciplina de Planejamento e Controle da Produção, mais especificamente para o ensino e aprendizagem do Planejamento dos Recursos da Manufatura (MRPII). A proposta consiste na apresentação de nove problemas que percorrerão todas as etapas do método MRPII a partir de um simples, porém familiar, produto que será demandado em um volume grande o suficiente para sair da escala artesanal e atingir uma escala industrial. Ao percorrer todos os problemas sugeridos na proposta conforme o aluno percorrerá todas as fases necessárias ao planejamento e
controle da produção segundo o MRPII e, ao fazer este percurso através da metodologia PBL, os resultados evidenciam um aumento significativo do envolvimento, assiduidade e interesse dos alunos. Por fim, uma breve revisão sobre o Aprendizado Baseado em Problema (PBL) e Planejamento dos Recursos da Manufatura (MRPII) completam o artigo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-22

Como Citar

Georges, M. R. R. (2018). O Aprendizado do planejamento e controle da produção baseado em problemas. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 3(2), 59–71. https://doi.org/10.36942/reni.v3i2.179

Edição

Seção

Artigos