O Aprendizado do planejamento e controle da produção baseado em problemas
DOI:
https://doi.org/10.36942/reni.v3i2.179Palavras-chave:
Planejamento de Produção, Controle de Produção, Planejamento dos Recursos da Manufatura, Aprendizado Baseado em Problemas, Ensino e Pesquisa em AdministraçãoResumo
Este artigo apresenta uma proposta para a adoção da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) para a disciplina de Planejamento e Controle da Produção, mais especificamente para o ensino e aprendizagem do Planejamento dos Recursos da Manufatura (MRPII). A proposta consiste na apresentação de nove problemas que percorrerão todas as etapas do método MRPII a partir de um simples, porém familiar, produto que será demandado em um volume grande o suficiente para sair da escala artesanal e atingir uma escala industrial. Ao percorrer todos os problemas sugeridos na proposta conforme o aluno percorrerá todas as fases necessárias ao planejamento e
controle da produção segundo o MRPII e, ao fazer este percurso através da metodologia PBL, os resultados evidenciam um aumento significativo do envolvimento, assiduidade e interesse dos alunos. Por fim, uma breve revisão sobre o Aprendizado Baseado em Problema (PBL) e Planejamento dos Recursos da Manufatura (MRPII) completam o artigo