O Papel das Startups na Transformação Digital da Indústria 4.0

Uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Paulo José Albuquerque de Melo Universidade de Pernambuco
  • Djalma Silva Guimarães Júnior Universidade de Pernambuco
  • LuizEdmundo Celso Borba Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v8i2.912

Palavras-chave:

Startups, Indústria 4.0, Transformação Digital

Resumo

Este estudo investiga o papel das startups na transformação da indústria na era da Indústria 4.0. A pesquisa utiliza critérios de inclusão e as bases de dados Scopus e Web of Science (WOS) para buscar artigos publicados nos últimos cinco anos. Os resultados destacam a importância das startups na inovação e na transformação digital da Indústria 4.0, promovendo a adoção de tecnologias emergentes, como IoT, IA e Big Data. A análise temática revela três eixos principais: a integração da Indústria 4.0 em diferentes contextos, a gestão de startups na era da Indústria 4.0 e os desafios e fatores de sucesso na implementação da Indústria 4.0. Em conclusão, as startups desempenham um papel central na inovação e na transformação digital da Indústria 4.0, mas é necessária pesquisa adicional para entender plenamente os desafios e oportunidades que enfrentam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djalma Silva Guimarães Júnior, Universidade de Pernambuco

Djalma Silva Guimarães Júnior é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Em 2010 e 2016, defendeu, respectivamente, sua dissertação de mestrado e tese de doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Associado da Universidade de Pernambuco atuando no Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável  - GDLS UPE, e na Graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica de Pernambuco - POLI UPE. Ainda atua como Coordenador Geral de Inovação da universidade. Lidera as seguintes iniciativas: NE4.0 - Programa de Revitalização da Indústria Nordestina; PE4.0 - Programa de Revitalização da Indústria Pernambucana, iniciativas da UPE em parceria com a SUDENE; e o Lócus 4.0 - Transformação Digital para a Indústria de Confecções, iniciativa da SECTI PE e FACEPE. Coordena a Especialização em Indústria 4.0 na POLI-UPE. Representa a Universidade de Pernambuco na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Logística do Estado de Pernambuco vinculada a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco - ADEPE. Foi Vice Coordenador do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável no período de 2019 a 2022, bem como coordenou o Curso de Tecnologia em Logística da Universidade de Pernambuco no período de 2013 a 2017. Tem interesse nas seguintes áreas: Gestão da Inovação, Indústria 4.0, Logística e Qualidade.

LuizEdmundo Celso Borba, Universidade de Pernambuco

Formado Bacharel em Direito pela Unicap (1998) e, desde já, tornou-se advogado militante nas áreas do Direito Empresarial; Financeiro e Tributário; e Eleitoral, logo após retornou à vida acadêmica, concluindo mestrado (2005) e doutorado (2013) em Direito pelo PPGD/UFPE, leciona/ou, desde 2003, em cursos de graduação e pós-graduação em Direito de várias instituições de ensino superior em Pernambuco. No ano de 2013 é aprovado em concurso para Professor Adjunto dos Cursos de Direito da UPE, de Direito para Engenheiros na POLI/UPE e no EAD/UPE no Curso de Administração Pública. Na FCAP/UPE assumiu a vice coordenação do Curso de Direito (2017-2019); a Coordenação Setorial de Pesquisa. Pós-Graduação e Inovação (2019-2021) e desde fevereiro de 2020 é Chefe da Procuradoria Jurídica da UPE. É autor de diversos artigos científicos, avaliador de texto de duas revistas de Direito A1 (Revista de Direitos Humanos da FDV e Revista de Direito Público) e membro do NDE do Curso de Direito da FCAP/UPE. Academicamente exerce pesquisa, principalmente, acerca dos seguintes temas: Direito da informática, Direito Tributário, pragmatismo jurídico e Análise econômica do Direito ou "Law and Economics". Atuou como palestrante e membro de bancas julgadoras de congressos e outros eventos acadêmicos, assim como orientou e participou de bancas examinadoras de graduação e pós-graduação em Direito (especialização, mestrado e doutorado).

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

Melo, P. J. A. de, Guimarães Júnior, D. S., & Borba, L. C. (2023). O Papel das Startups na Transformação Digital da Indústria 4.0: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 8(2), 91–106. https://doi.org/10.36942/reni.v8i2.912

Edição

Seção

Artigos