Clientes de Bancos Digitais

Perfis e Preferências

Autores

  • Késsia Raquel Matos Garcia Universidade Federal do Ceará
  • Wanessa Hellen Santana Do Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Érico Veras Marques Universidade Federal do Ceará
  • Jocildo Figueiredo Correia Neto Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v7i2.650

Palavras-chave:

Bancos digitais, Fintechs, clientes

Resumo

Bancos digitais são as fintechs com maior visibilidade entre a população. Há alguns anos, buscam ganhar espaço junto aos clientes, provendo de maneira virtual vários serviços oferecidos há décadas pelas instituições bancárias tradicionais. Conseguir clientes em um mercado estabelecido é desafiador para estas instituições, levando a uma questão central: quais são as características dos clientes de bancos digitais? Assim, o objetivo dessa pesquisa é descrever o perfil dos clientes dos bancos digitais. Para tanto, foram realizadas 50 entrevistas, permitindo segmentar usuários e não usuários de bancos digitais e identificar, dentre outros aspectos, os motivos que os levam a utilizar ou não bancos digitais. Conclui-se que os entrevistados são majoritariamente jovens, solteiros e com ensino superior incompleto, e os serviços utilizados são predominantemente básicos, tais como pagamentos de contas e utilização de cartões de crédito. Ademais, as maiores vantagens percebidas foram facilidade de uso, opções de investimento e ausência de taxas.

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Publicado

2022-10-10

Como Citar

Garcia, K. R. M., Do Nascimento, W. H. S., Marques, Érico V., & Correia Neto, J. F. (2022). Clientes de Bancos Digitais: Perfis e Preferências. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 7(2), 26–46. https://doi.org/10.36942/reni.v7i2.650

Edição

Seção

Artigos