Clientes de Bancos Digitais
Perfis e Preferências
DOI:
https://doi.org/10.36942/reni.v7i2.650Palavras-chave:
Bancos digitais, Fintechs, clientesResumo
Bancos digitais são as fintechs com maior visibilidade entre a população. Há alguns anos, buscam ganhar espaço junto aos clientes, provendo de maneira virtual vários serviços oferecidos há décadas pelas instituições bancárias tradicionais. Conseguir clientes em um mercado estabelecido é desafiador para estas instituições, levando a uma questão central: quais são as características dos clientes de bancos digitais? Assim, o objetivo dessa pesquisa é descrever o perfil dos clientes dos bancos digitais. Para tanto, foram realizadas 50 entrevistas, permitindo segmentar usuários e não usuários de bancos digitais e identificar, dentre outros aspectos, os motivos que os levam a utilizar ou não bancos digitais. Conclui-se que os entrevistados são majoritariamente jovens, solteiros e com ensino superior incompleto, e os serviços utilizados são predominantemente básicos, tais como pagamentos de contas e utilização de cartões de crédito. Ademais, as maiores vantagens percebidas foram facilidade de uso, opções de investimento e ausência de taxas.